Proposta sobre fim da reeleição racha o PT
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de abril de 2007
Agência Estado 
Brasília - O PT está rachado sobre a proposta que prevê o fim da reeleição. Apesar dos apelos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o partido ainda não chegou a um acordo sobre a conveniência de encaixar o polêmico tema na reforma política. Trata-se de mais um dos muitos impasses que marcam as atuais relações entre Lula e o PT e que serão debatidos hoje, na abertura da reunião do Diretório Nacional petista, em Brasília.
''O fim da reeleição não tem consenso no PT'', afirmou o presidente da legenda, deputado Ricardo Berzoini (SP), ele próprio favorável à proposta, no mesmo formato defendido por Lula, com aumento do mandato de quatro para cinco anos. Com ou sem reeleição, Berzoini disse que o PT tentará emplacar a reforma política até junho. ''Se o Congresso não iniciar a votação no primeiro semestre, a tendência é que o assunto vá para as calendas'', afirmou.
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), reforça o coro dos que têm dúvidas sobre a oportunidade de o partido apoiar o fim da reeleição quando parcela significativa do tucanato quer a mesma coisa. ''Não temos interesse em dar fôlego a nenhuma iniciativa que não leve em conta a espinha dorsal da reforma, que, para nós, é a fidelidade partidária e o financiamento público de campanha'', argumentou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem aos líderes partidários e presidentes das legendas que fazem parte do Conselho Político que não se empenhará pessoalmente nas negociações sobre o fim do instituto da reeleição.
''Não adianta. Eu não vou me posicionar mesmo sobre isso (fim da reeleição]'', disse o presidente, segundo relatos de participantes do evento.
Lula ainda se mostrou incomodado com as interpretações de que estaria financiando o debate sobre o fim da reeleição com o objetivo de voltar ao poder em 2014. ''Estão querendo jogar no meu colo essa história de reeleição'', disse hoje o presidente. ''Estão dizendo por aí que eu estou trabalhando para voltar em 2014. Mas eu nem sei se estarei vivo até lá.''


