Promotor cobra explicação da Prefeitura
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de junho de 2011
Vinícius Zanin <br> <br> Reportagem Local 
O promotor de Defesa da Saúde Pública, Paulo Tavares, enviou ao prefeito Barbosa Neto (PDT) e à secretária municipal de Saúde, Ana Olympia Dornellas, uma recomendação administrativa solicitando explicações e soluções para os problemas envolvendo a prestação dos serviços de saúde no município. ''A recomendação é no sentido de que sejam adotadas todas as medidas legais e administrativas necessárias para que não haja interrupção dos programas da saúde. E que o gestor adote todas as providências no sentido de viabilizar e assegurar a continuidade dos serviços'', afirma o promotor.
O pedido foi enviado na última quarta-feira e, segundo Tavares, ficou estabelecido o prazo de cinco dias para que a administração envie uma resposta. ''Essa medida, é praticamente a última dentro da nossa atuação na esfera extrajudicial. O Ministério Público recomenda medidas, caso não haja uma resposta satisfatória, aí nós teremos que adotar outras medidas na esfera judicial'', alerta.
O promotor afirmou que outra recomendação foi enviada para a administração, porém, esta medida é para tratar de problemas no combate à dengue em Londrina. ''A outra recomendação é para que no prazo de 30 dias haja a contratação de mais profissionais para reforçar o quadro de agentes do controle de endemias'', explicou.
Tavares afirma que as equipes que atuam no município são insuficientes para evitar uma nova onda de epidemia. ''Temos cerca de 191 agentes. Porém, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde é que sejam ao menos 230. Já temos aí 7 mil casos confirmados, com 4 mortes, e isso, em parte, se deve à defasagem de agentes que atuaram no ano de 2010'', afirmou.


