|
  • Bitcoin 120.698
  • Dólar 5,1649
  • Euro 5,2600
Londrina

Política

Atualizado em 25/11/2019, 16:22

Projeto que transforma Bosque em praça será debatido em audiência

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem Projeto que transforma Bosque em praça será debatido em audiência Imagem ilustrativa da imagem Projeto que transforma Bosque em praça será debatido em audiência
|  Foto: CML/Imprensa/ Devanir Parra
 

A Câmara Municipal de Londrina realiza na noite desta segunda-feira (25), a partir das 19 horas, a audiência pública para ouvir a opinião da população sobre o projeto de lei (PL) nº 90/2019. De autoria do Executivo, o PL altera o artigo 130 do Código Ambiental do Município que transformou o Bosque Central em Área de Preservação Permanente (APP). Com a mudança, o espaço passa a ser considerado praça pública. 

O projeto de lei nº 90/2019 foi elaborado por sugestão de munícipes que participaram, em maio, de audiência pública na Câmara para debater problemas e formas de revitalização da região central de Londrina. Na oportunidade, representantes da sociedade civil chamaram a atenção para o fato de que a vegetação densa do bosque atrai pombos, impede a dissipação do mau cheiro provocado pelas fezes dos pássaros e dificulta a visibilidade, causando insegurança a quem passa pela região. 

Na justificativa do projeto de lei nº 90/2019, o Executivo afirma que a lei municipal que transformou o bosque em APP desvirtuou o Código Florestal, uma vez que o espaço não atende a nenhuma das características necessárias para a declaração da área como de preservação. Embora classifique o bosque como praça pública, o PL nº 90/2019 proíbe a abertura de ruas atravessando o local. Também autoriza a permanecerem no bosque a academia ao ar livre, a quadra poliesportiva e as mesas de xadrez e pingue-pongue.

Durante o encontro será possível apresentar sugestões por escrito ao projeto de lei. As propostas serão analisadas posteriormente pelos vereadores.