Imagem ilustrativa da imagem Professores protestam no Centro Cívico contra reajuste zero e terceirização
| Foto: Ana Beatriz Pazos/APP Sindicato

A APP-Sindicato fez manifestação no Centro Cívico, em Curitiba, nesta quarta-feira (26), em luta contra a mensagem enviada pelo governo Ratinho Junior de reajuste zero para os servidores em 2021. O congelamento dos salários está na pauta do Executivo estadual para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que deverá entrar na pauta da AL (Assembleia Legislativa) do Paraná na próxima semana.

Segundo o presidente do sindicato que representa os professores da rede estadual, Hermes Leão, o governo não tem dialogado com os servidores. "Queremos fazer esse debate sobre a LDO e não tivemos nenhuma reunião nem com o governo, nem com os deputados" disse. Segundo ele, o protesto ainda é contra a aprovação da Lei 20.199 aprovada em 29 de abril deste ano durante a pandemia. "Ainda sem nenhum aviso, a Assembleia aprovou essa lei que terceiriza os agentes da educação 1 e 2. Pedimos a revogação desses artigos porque precariza agentes importantes no processo educacional como as zeladoras, merendeiras e funcionários de bibliotecas. Foi uma medida que o governo se valeu aproveitando a quarentena em sessões remotas quando não podemos nem discutir as propostas com os deputados." disse o professor.

O ato na Praça Nossa de Salete também faz parte da mobilização para relembrar o fatídico 30 de agosto de 1988 que foi marcado pela truculência da Polícia Militar que recebeu ordens para fazer uso de cavalos e bombas para conter os manifestantes na gestão do então governador Alvaro Dias, hoje senador pelo Podemos. Há 32 anos os professores usam a data para reivindicar melhores condições de trabalho e para a educação.