Professora do Paraná vai dirigir programa nacional
Professora do Paraná vai
dirigir programa nacional
O Programa Nacional de Desburocratização, retomado pelo governo federal para simplificar normas e procedimentos no serviço público, será comandado por uma paranaense. A professora aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Elisa Martins, dá os retoques no projeto que será colocado em prática pelo governo Fernando Henrique.
Elisa Martins informou ontem, por telefone, de Brasília, que nos próximos dias, o presidente baixa um decreto criando um comitê interministerial e outros internos para promover alterações na estrutura burocrática do governo federal. Segundo Elisa Martins, a burocracia dificulta a vida do cidadão. E não impede a corrupção, o superfaturamento. Denúncias que vemos todos os dias estampadas nos jornais nacionais, advertiu.
A paranaense já exercia atividades em Brasília, na área de defesa do consumidor. Fui chamada para esse desafio e o aceitei, disse ontem. Elisa Martins lembrou que o programa de desburocratização não é novidade, foi criado em 1979, mas vigorou apenas até 1985. De lá para cá, a idéia ficou abandonada. Chegamos a conclusão, agora, que o melhor é revisar tudo isso, resumiu a professora.
Elisa Martins acredita que a remodelação levará mais tempo nas áreas de Educação, Saúde e Justiça, por serem muito abrangentes e infladas. O fim de mecanismos exdrúxulos vai refletir também nos Estados e nos municípios. Precisamos de uma simplificação urgente. O que não se pode confundir é entrave burocrático com ineficiência administrativa. Não pensem que o programa de desburocratização vai acabar com problemas como filas no sistema de saúde. As filas não são culpa da burocracia, assinalou.
A gerente do Programa Nacional de Desburocratização informou que a proposta de simplificação das normas e procedimentos do serviço público faz parte do Plano Plurianual, o PPA do governo federal. E que é uma das 365 prioridades fixadas pelo presidente Fernando Henrique para o segundo mandato. (L.D.)





