Professora Alcyone
Saliba vai assumir
a Educação do PR
A professora Alcyone Saliba é a nova secretária de Educação do Paraná. A indicação foi anunciada ontem pelo governador Jaime Lerner (PFL), ao concluir a composição da equipe de governo que vai administrar o Estado no seu segundo mandato. Especialista em educação contratada pelo Banco Mundial (Bird), Alcyone Saliba ficará no lugar de Ramiro Wahrhaftig a partir do dia 1º. Ela toma posse ao meio-dia, nos jardins do Palácio Iguaçu em Curitiba, com os demais secretários.
Os contatos com a nova secretária foram fechados na segunda-feira. O governador dividia sua simpatia pela professora com o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do governo Álvaro Dias (PSDB) Paulo Roberto Pereira de Souza, que acabou não emplacando a função. O nome de Alcyone Saliba não passou pelo crivo dos partidos da base de sustentação, PFL e PTB. A escolha foi pessoal de Lerner.
A nova secretária de Educação tem 41 anos e mora atualmente em Brasília. Junto ao Bird, coordena dois projetos: o ‘‘Programa Qualidade no Ensino Fundamental’’, do Paraná, e o ‘‘Pró-Qualidade’’, de Minas Gerais. Alcyone Saliba já foi professora da UNB e do ensino básico, na década de 80. ‘‘É um grande desafio pessoal e profissional. Eu conheço o trabalho, conheço profundamente o Paraná, e é um privilégio poder servir a um governo sério’’, disse ela, via Palácio Iguaçu.
(L.D)

mockup