RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - O candidato à Prefeitura de Jaboticabal Professor Emerson (Patriota), 41, diz que, se eleito, irá revisar contratos e aluguéis e reduzir o total de comissionados na cidade. Essa é a fórmula para conseguir investir na administração de Jaboticabal nos primeiros meses de governo, segundo ele.

Emerson foi o segundo participante da sabatina da Folha com os candidatos à prefeitura, iniciada nesta segunda-feira (19). Ex-vereador entre 2009 e 2012, ele está em sua terceira tentativa de governar a cidade.

Jaboticabal (a 342 km de São Paulo), com 77,6 mil habitantes, tem cobertura completa da Folha durante as eleições municipais deste ano. O município foi escolhido por ser uma cidade com forte peso educacional e destaque econômico, embora sem horário eleitoral na TV e com atuação restrita da imprensa profissional.

"Reorganizar as finanças da prefeitura, hoje a prefeitura gasta muito com aluguéis em prédios, sendo que tem prédios próprios e dá para fazer algumas acomodações, ou melhor, várias acomodações para esses departamentos que estão em espaços privados", disse.

Conforme o candidato, outras medidas que tomará nas primeiras semanas, se eleito, serão aproveitar o seu vice, Nelsinho Gimenez (Patriota), como secretário, para economizar recursos e até mesmo usar um secretário como titular de duas pastas.

Ainda segundo ele, será necessário revisar contratos, inclusive com empresas terceirizadas, e também cortar gastos com publicidade. Emerson disse na sabatina que a economia proveniente com a redução de gastos previstos nas medidas iniciais de uma eventual gestão poderão resultar numa economia entre R$ 2,5 milhões e R$ 3 milhões mensais.

De acordo com o candidato, a economia permitirá investir no setor de água --a cidade tem enfrentado problemas--, mas, se eleito, também buscará recursos fora por meio do apoio de parlamentares ligados aos partidos de sua coligação.

As metas para o setor são construir um poço artesiano e recuperar nascentes no município, que tem como principal fonte de captação de água o Córrego Rico (cerca de 70% do total). Ele descarta privatizar o Saaej (serviço de água e esgoto da cidade).

O ex-prefeito José Giácomo Baccarin (PT), que governou Jaboticabal de 1989 a 1992, será o entrevistado desta quarta-feira (21). A sabatina de Marcos Bolsonaro (PSL), estreante na política, será publicada na quinta (22). O encerramento será com Professor João (DEM), também ex-vereador, na sexta-feira (23). As sabatinas irão ar sempre às 9h.

Os cinco candidatos serão sabatinados pelos jornalistas Eduardo Scolese, editor de Poder da Folha, e Marcelo Toledo, correspondente da Folha em Ribeirão Preto, vizinha a Jaboticabal.

Além dos ingredientes políticos colocados na disputa deste ano, Jaboticabal foi escolhida pela Folha por também se destacar economicamente na agricultura e nas indústrias de alimentação e cerâmica.