A Procuradoria-Geral Eleitoral deu parecer favorável à deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR), na ação protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que a parlamentar pede a desfiliação do PTB. Na ação, a parlamentar mais jovem da atual legislatura alega que o partido, comandado por Roberto Jefferson, passou por mudança substancial de programa partidário, o que seria justificativa suficiente para que a parlamentar possa deixar a legenda sem perder o mandato.

Imagem ilustrativa da imagem Procuradoria Eleitoral dá parecer favorável à desfiliação de Luísa Canziani do PTB
| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

No parecer, a Procuradoria alega que há jurisprudência, uma vez que já reconheceu a transformação política da legenda em ação de desfiliação do deputado federal Eduardo Costa (PA). O mesmo, de acordo com o parecer, se aplica ao caso de Luísa Canziani.

A deputada já decidiu que irá se filiar ao PSD, do governador Ratinho Junior e cujo presidente nacional é o ex-ministro Gilberto Kassab. Segundo a assessoria de Canziani, ela depende apenas da decisão judicial ou da abertura da janela partidária para ingressar na legenda e assim acompanhar o seu pai, Alex Canziani, já filiado.