Processo para cassar sanguessugas avança hoje
PUBLICAÇÃO
domingo, 03 de setembro de 2006
Luciana Nunes Leal<br> Agência Estado 
Brasília - O processo de cassação dos 67 deputados denunciados pela CPI dos Sanguessugas por suspeita de envolvimento com a máfia das ambulâncias começa a avançar hoje, com o sorteio dos relatores de cada caso no Conselho de Ética. O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), disse que alguns relatores serão responsáveis por mais de uma investigação. O conselho tem 30 integrantes, entre titulares e suplentes, mas o presidente do conselho e o corregedor da Câmara, integrante permanente, não podem ser relatores.
Izar explicou que optou pelo sorteio para fugir das pressões do denunciados. ''A pressão começou toda de novo. Com o sorteio, não vão poder dizer que escolhi um relator bonzinho para um e mais severo para outro'', afirmou.
O relator não pode ser do mesmo Estado nem do mesmo partido do investigado. Esta semana, haverá um esforço concentrado dos funcionários do conselho para notificar os deputados, que passam a ter o prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar suas defesas e indicar as testemunhas.
Os deputados investigados foram citados pelos empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin, donos da empresa Planam, como integrantes de um esquema de superfaturamento na compra de ambulâncias.


