Brasília - O empresário Roberto Cavalcanti Ribeiro, filiado ao PRB, vai assumir a vaga no Senado Federal aberta com a renúncia de José Maranhão (PMDB-PB) - que assumiu ontem o governo da Paraíba em substituição a Cássio Cunha Lima (PSDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ribeiro responde a processo na Justiça Federal da Paraíba por suspeita de crimes como corrupção ativa e estelionato.
O empresário é acusado de participar de um esquema de cancelamentos indevidos de dívidas junto à União, que teria beneficiado mais de 80 empresas no Estado entre 1995 e 1999 - além do não pagamento de um financiamento de R$ 18,8 milhões junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Será a segunda vez que Ribeiro, suplente de Maranhão, exercerá mandato no Senado. Em 2006, ele assumiu o cargo por 120 dias em substituição a Maranhão - que na ocasião se licenciou do Senado para disputar o governo do Estado.
Empresário do ramo de comunicação, Ribeiro é proprietário do Sistema Correio de Comunicação, na Paraíba - cuja emissora é filiada à Rede Record. Filiado ao PRB, o senador será o segundo do partido a assumir uma cadeira no Senado, ao lado de Marcelo Crivella (PRB-RJ), que saiu ontem em defesa do empresário.
''Ele é um cidadão íntegro, não tem nada o que explicar a ninguém. O Senado espera que ele (Ribeiro) possa exercer o seu mandato à altura do senador Maranhão, que ele possa trazer para cá aquilo que a Paraíba espera dele'', disse Crivella.

mockup