Imagem ilustrativa da imagem Problemas em software não interferem no pagamento de servidores do PR, diz secretário
| Foto: Mariana Franco Ramos



O secretário da Fazenda do Paraná, Renê de Oliveira Garcia Junior, disse nessa quinta-feira (10), em coletiva de imprensa, que os problemas no Novo Siaf (Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado) motivaram o bloqueio de 20% do orçamento de 2019. Assim como o governador Ratinho Junior (PSD), porém, ele afirmou que ainda não é possível traçar um panorama das finanças do Estado.

"Essas incongruências não nos permitem dizer exatamente qual a situação financeira ou contábil hoje", comentou. Segundo o chefe da pasta, a administração estadual montou uma força-tarefa, com profissionais de diversos setores, para tentar resolver a questão o quanto antes. "Temos uma carência de pessoal grande, bastante expressiva, principalmente na contabilidade".

Garcia Junior garantiu, por outro lado, que os limites impostos pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) nos gastos com saúde (de 12%) e educação (30%) no último quadrimestre foram cumpridos e que todos os compromissos com a folha de pagamento serão honrados. "Não existe problema com a folha de pessoal, porque esses problemas (no Siaf) são de 2018 (...) Haverá monitoramento em relação a outras despesas e fontes para que o lançamento contábil e adisponibilidade financeira se encaixem".