"É muito ruim para o País ter um ex-presidente preso", disse Mourão. Ele já havia feito comentário semelhante na prisão de Lula
"É muito ruim para o País ter um ex-presidente preso", disse Mourão. Ele já havia feito comentário semelhante na prisão de Lula | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) considerou a prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB) na manhã desta quinta-feira (21) "abuso autoridade".

Na avaliação dele, o reflexo é uma desmoralização "cada vez maior" da classe política, que ele considera ser "fundamental para a democracia".

"As pessoas têm que ter bom senso neste País e não é espetáculo para as redes sociais que vai melhorar isso, só vai piorar. Não vejo nenhuma razão para prender um presidente da República que tem endereço conhecido, não está fugindo, não está fazendo nada e está à disposição das autoridades.

É mais um espetáculo midiático para agradar este ou aquele setor", disse. Para ele, "está na hora" de o Congresso discutir lei de abuso de autoridade. "Está passando de todos os limites, a meu ver", afirmou.

Já o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) disse que quer ler a fundamentação do pedido que motivou a prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB) antes de comentar sobre o assunto. Ele ponderou, no entanto, que quando uma prisão é técnica e bem fundamentada ela tem de ser compreendida.

"Não vou comentar porque não li nada ainda, vou ler agora. Estava em reunião no Senado até agora e fiquei sabendo lá. Eu quero ler primeiro a fundamentação. Não li nada ainda. Vamos aguardar. Acho que toda prisão que é técnica e bem justificável tem que ser compreendida. Eu vou me inteirar, estou chegando agora no gabinete, não quero falar antes de me inteirar", disse o deputado.

A prisão de Temer tem como base a delação do doleiro Lucio Funaro. No ano passado, Funaro entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) informações complementares do seu acordo de colaboração premiada.

Entre os documentos apresentados estão planilhas que, segundo o delator, revelam o caminho de parte dos R$ 10 milhões repassados pela Odebrecht ao MDB na campanha de 2014.

MOURÃO

Após a prisão do ex-presidente Michel Temer, nesta quinta-feira, o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, afirmou que "é muito ruim para o País ter um ex-presidente preso".

Ele lembrou que já fez comentário semelhante sobre o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado. Mourão assumiu interinamente a Presidência após viagem de Jair Bolsonaro ao Chile, no início da tarde desta quinta.

"Já falei a respeito da mesma situação do presidente Lula. É muito ruim para o país ter um ex-presidente preso. Agora seguem as investigações", disse Mourão a jornalistas no Palácio do Planalto. Questionado se a prisão de Temer era esperada, Mourão respondeu que "não tinha detalhes" e "estava por fora".

Sobre a tramitação de propostas do governo Jair Bolsonaro no Congresso, considerou que a prisão de Temer não deve atrapalhar, mas que deixa "todo mundo querendo se equilibrar". "Acho que não atrapalha. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A verdade é que fica aquela coisa igual cachorro em cima de canoa, todo mundo querendo se equilibrar", afirmou.