Primeira sessão tem oração e visita de prefeito
Da ''oração pela ética'' recebida via e-mail e lida aos colegas de plenário pelo vereador Paulo Arildo (PSDB) à homenagem à esposa pelos 20 anos de casamento celebrados hoje, no discurso de Joel Garcia (PDT). Teve ainda um ''balanço'' do Fórum Social Mundial, nas palavras de Lenir Cândida de Assis (PT), e uma ode contra o tempo de espera nas filas, proferida pelo novo presidente da comissão de Defesa do Consumidor, Tito Valle (PMDB).
A primeira sessão da Câmara de Vereadores de Londrina teve um pouco de tudo na discurseira de quem assumiu pela primeira vez ou mesmo dos poucos que conseguiram se reeleger em meio à crise política que maculou o ano de 2008. Em meio aos primeiros pronunciamentos, os vereadores receberam - em tom solene - a visita do prefeito interino, José Roque Neto (PTB), que não poupou elogios, pedidos de união e de ''parceria'' entre os dois poderes.
''Vamos ser parceiros, Prefeitura e Câmara, pois separados somos bons, mas juntos, somos fortes'', leu o prefeito, em plenário, para concluir: ''Aqui tenho amigos e companheiros. Meu gesto aqui (de visitar a primeira sessão ordinária) é de profundo respeito - vamos trabalhar juntos'', pediu.
Na véspera, o bloco derrotado pelo grupo de Roque Neto para a Presidência da Câmara, no dia 1º de janeiro, após pelo menos quatro horas de nuita negociação fechada, conseguiu a ldierança das três principais comissões permanentes da Casa: a de Constituição e Justiça (CCJ), de Finanças e Orçamento e de Desenvolvimento Urbano.
Após os afagos aos vereadores, o prefeito admitiu, em entrevista coletiva: vai ver, no tempo que resta de administração, ''quais são os parâmetros para termos maioria''. Indagado se a presença de vereadores do bloco de oposição nas comissões mais relevantes dificulta o convencimento pelo trâmite de propostas do Executivo, admitiu: ''Acredito que sim, mas, como estamos em um processo democrático, é normal ter dificuldades, até rompimento de diálogo''. Se houve rompimento? ''Houve mal-entendidos, quem sabe''. Um desses mal-entendidos, ainda que não explicitado, foi a adesão, de última hora, do vereador Rony Alves (PTB), líder do PTB - e, desde ontem, também do Executivo -, pela escolha de nomes do bloco adversário para composição da CCJ. Até antes da definição de Joel Garcia (PDT) para a Presidência da comissão, por exemplo, a vaga estava quase definida para Eloir Valença, do PT - partido da coalizão que apoiou Roque Neto. (J.G.)





