Previdenciária começa a tramitar no Senado
PUBLICAÇÃO
domingo, 31 de agosto de 2003
Agência Folha 
São Paulo A reforma da Previdência começa a tramitar hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e deve ser votada em 30 dias, segundo o presidente da comissão, Edison Lobão (PFL-MA). ''Nós queremos ver se conseguimos fazer antes de 30 dias. Acho que dá para fazer em 25 dias, mas sem prejuízo da qualidade'', acrescentou.
Regimentalmente, a proposta pode ficar em exame por 30 dias. A primeira semana é destinada a receber as emendas e o relator, Tião Viana (PT-AC), deverá apresentar seu parecer nos primeiros 15 dias. Os outros 15 dias são destinados à votação. Se aprovada, a proposta será remetida à votação em plenário, pelos 81 senadores são necessários dois terços dos votos para aprovação.
Lobão acredita que o Senado encerre a votação em dois turnos até o fim de outubro, enfatizando, porém, que ''tudo dependerá de negociações e acordos''. ''Com acordo, a tramitação se tornará mais rápida'', afirmou.
PFL, PSDB e PDT já fecharam acordo sobre quatro destaques a serem incluídos na reforma. Viana também terá de lidar com ''rebeldes'' da base governista, como Paulo Paim (PT-RS) e Mão Santa (PMDB-PI). O peemedebista já avisou que irá votar ''de acordo com a consciência'', ainda que isso signifique ir contra a orientação do partido.


