O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), prometeu auditar os dados da Covid-19 em Londrina e região para verificar motivos de incongruências entre a estatística da Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) e da prefeitura sobre o tema antes de decidir por uma possível flexibilização da quarentena. Foi essa a resposta que, segundo os deputados estaduais Tercilio Turini (CDN), Cobra Repórter (PSD) e Tiago Amaral (PSB), o gestor estadual lhes deu durante reunião por videoconferência nesta terça-feira (7). O encontro virtual entre Ratinho e os três parlamentares teve o objetivo de pedir a flexibilização do decreto estadual que impôs uma quarentena mais rigorosa com fechamento de comércio de rua, shoppings, salões de beleza e academias nos 21 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde. Procurado pela FOLHA, o governo estadual informou que não comentaria o teor da reunião.

Imagem ilustrativa da imagem Pressionados, deputados da região pedem flexibilização da quarentena ao governador
| Foto: Gilson Abreu/AEN

Na avaliação de Turini, a transparência dos dados é fundamental para a tomada de decisões. "Se existe divergência precisa de uma explicação. O governo se propôs em auditar os dados, fazer acompanhamento diário dos números de cada município da região e avaliar se dará para flexibilizar antes ou ter que esperar os 14 dias." O deputado disse que as restrições na 17ª serão mantidas até a conclusão da auditagem. "O governador ressaltou que há embasamento técnico, verificando-se aumento de casos, mortes e risco de estrangulamento do setor de saúde. Disse que reconhece as dificuldades, mas tem responsabilidade sobre o trabalho de controle da pandemia no Paraná”, informou Turini.

PROPOSTA

O deputado Cobra Repórter disse que outra proposta do trio que será avaliada pelo governador é a de encerrar a quarentena na regional no máximo na terça-feira (14), junto com Curitiba e outras regionais que cumprem o decreto desde o dia 2 de julho. Ou seja, a ideia é encurtar em quatro dias as restrições impostas, já que Londrina só iniciou o decreto estadual no domingo (5), por decisão do prefeito Marcelo Belinati (PP). O deputado também afirmou que propôs a avaliação individual de municípios menores que poderiam ser liberados antes, já que nem todos estão com números preocupantes de casos da infecção, segundo ele. "Outra análise foi que número de mortes é um dado real porque tivemos surtos em asilos, mas o comércio de Londrina tem um dos menores números de pessoas infectadas. O comércio está pagando um pato que não é dele."

Os deputados, que formam a base aliada de Ratinho Junior, avaliam que o governador está sensível aos apelos dos empresários, mas evitando a politização do tema ancorado nos números da pandemia apresentados pelos técnicos da Sesa. "A partir do momento que mistura a parte política atropela tudo. Não estamos conseguindo nenhuma coisa nem outra. O governador pede para fechar e não está fechado 100%, ou seja, o decreto não está sendo cumprido para evitar a contaminação, e o comerciante também está satisfeito. Isso porque tem muitos prefeitos que são candidatos à reeleição e misturou a parte política. Não podemos misturar e o governador concorda que tem que prevalecer o debate técnico com cada um fazendo a sua parte."