Servidor de carreira, Edson Antônio de Souza não é mais o secretário municipal de Fazenda. A pressão em cima do prefeito Marcelo Belinati (PP) aumentou bastante depois do reajuste do IPTU e das investigações do Ministério Público em torno da falta de pagamento da taxa de lixo e da diferença na cobrança do imposto no condomínio onde o gestor mora, em um bairro nobre da região sul de Londrina. No lugar dele, já foi definido o nome de João Carlos Barbosa Perez, até então estava na Controladoria Geral do Município.

Imagem ilustrativa da imagem Pressionado após reajuste do IPTU, prefeito exonera secretário de Fazenda
| Foto: Reprodução/CML


De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a pasta será comandada interinamente pelo superintendente da Caapsml, Marcos Urbaneja. As mudanças serão oficializadas na tarde desta segunda-feira (26) em uma entrevista coletiva. Ainda não se sabe se Souza continuará no Planejamento, função que acumulava com a Fazenda.

Nesta tarde, Belinati também anunciará medidas administrativas em alguns setores da administração municipal, fruto de discussões "com vereadores, entidades de classe e movimentos populares". O reajuste do IPTU foi aprovado em regime de urgência em setembro do ano passado na Câmara. Apenas cinco vereadores não concordaram com a matéria. Depois da chegada dos carnês, muitos parlamentares, inclusive os que votaram a favor, disseram-se surpresos com o aumento do tributo.