Presidente viaja aos EUA
O presidente Fernando Henrique Cardoso e a primeira-dama, Ruth Cardoso, chegam hoje aos Estados Unidos. Amanhã eles serão hóspedes do presidente Bill Clinton e de sua mulher, Hillary, em Camp David, o retiro presidencial nas montanhas do estado de Maryland, que os líderes norte-americanos costumam reservar para o lazer de fim de semana com parentes e amigos e abrem apenas para raros convidados especiais.
‘‘Foi uma iniciativa pessoal do presidente Bill Clinton’’, disse o embaixador James Dobbins, assessor do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca para América Latina. ‘‘Ele e o presidente Cardoso desenvolveram uma excelente relação pessoal nos últimos três anos e meio e, quando soube que o presidente brasileiro viria aos Estados Unidos para a sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre drogas, convidou-o para jantar em Camp David’’, disse Dobbins. ‘‘Nós preparamos um relatório para o presidente sobre os temas de interesse comum e estou certo de que o Itamaraty fez o mesmo, mas só os dois líderes sabem sobre o que vão conversar pois não existe uma agenda para o encontro.’
Além dos presidentes, os únicos outros convidados são o assessor especial de Clinton para a América latina, Thomas McLarty, e sua mulher. McLarty, que é amigo de infância do líder norte-americano, deixa seu cargo no fim do mês para reassumir os negócios de sua família, em Arkansas.
Fernando Henrique é esperado na Base Aérea de Andrews, nos arredores de Washington, pouco depois de 6h da tarde, horário de Brasília. Fernando Henrique irá direto para a residência oficial do embaixador do Brasil em Washington, Paulo Tarso Flecha de Lima, onde jantará e ficará hospedado.