Presidente do STJ participa de debate hoje
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 27 de junho de 2005
Reportagem Local 
Juízes, promotores, advogados e servidores do Poder Judiciário se reúnem hoje para discutir problemas da área e formular propostas. O debate, denominado Dia de Integração Judicial, é uma promoção da Escola de Magistratura Federal de Londrina e vai acontecer na sede do Sistema de Ensino Presencial Conectado (Ensino a Distância) da Universidade Norte do Paraná (Unopar), das 9h30 às 12 horas, com transmissão via satélite para cerca de 250 municípios. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, será um dos debatedores.
Para o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), José Nilton Ferreira Pandelot, que também participará do debate, será uma oportunidade para cada um dos participantes manifestar como pensa e vê o Poder Judiciário neste novo século. ''Acho que será o primeiro passo para reconhecermos que o Processo Civil Brasileiro está falido e propormos as mudanças necessárias'', disse Pandelot.
Na opinião do presidente da Anamatra, é preciso trazer para a realidade as mudanças previstas na Emenda Constitucional 45, de reforma do judiciário. ''A morosidade ainda é o nosso principal problema. A reforma traz mecanismos capazes de começar a mudar esta realidade, mas desagradam algumas corporações, que vivem da complexidade do processo.'' Pandelot revelou que é a primeira vez que vai participar de um debate de caráter virtual. ''Espero que eventuais devergências sirvam para mostrar que é possível conviver com as divergências no judiciário.''


