O presidente interino do Incra, Luiz Fernando Pimenta, rebateu as acusações do deputado federal do Paraná, Abelardo Lupion (foto). Lupion chegou a pedir a extinção do Incra, acusando o órgão de ocioso e de pesar contra ele denúncias de irregularidades. Pimenta desmente as acusações de irregularidades e suspeitas de superavaliação na compra de terras e informou que a Câmara criou uma subcomissão, vinculada à Comissão de fiscalização e controle, para analisar os processos de compra de imóveis rurais.

Pimenta avaliou essa iniciativa do Legislativo como rotineira e que faz parte do processo de fiscalização do órgão. Segundo Pimenta, esse tipo de procedimento dá mais transparência às transações. O trabalho da subcomissão é bem visto pelo Incra, afirmou.
Luiz Pimenta retrucou ainda as acusações de que o Incra seja um órgão ocioso. Ele argumentou que o órgão vem trabalhando com metas que considera ousadas, como o de assentar 80 mil famílias ainda esse ano, totalizando o assentamento de 200 mil famílias nos três anos de governo Fernando Henrique Cardoso. Para dar suporte a esse assentamento desapropriou mais de 4 milhões de hectares e já recadastrou 8.900 imóveis rurais, construiu 9.800 quilômetros de estradas, mais de 600 postos de saúde, 420 escolas e distribuiu 320 mil cestas básicas, justificou.

mockup