Presidente diz que crítica é prematura
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de agosto de 2003
Agência Estado 
São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem que é prematuro o PSDB tentar ficar julgando os seis meses de sua administração, sem fazer uma avaliação dos oito anos de poder que o partido teve no Brasil. A resposta de Lula às críticas dos tucanos foi dada na tarde de ontem na sede da Prefeitura de São Paulo, após almoço com a prefeita Marta Suplicy (PT-SP), por ocasião da inauguração do Centro Educacional Unificado (CEU) de Guaianazes, na zona leste da capital.
Durante entrevista coletiva, o presidente disse que por ser uma pessoa responsável e pela função que exerce, ''espera que as pessoas sérias e responsáveis do PSDB contem até 10 antes de falarem coisas impensadas.'' Segundo ele, o Brasil precisa neste momento de muito otimismo e de coisas positivas. Lula disse que os conflitos no Pontal do Paranapanema existem desde 1982, quando o então governador Franco Montoro, pela primeira vez, entrou com uma ação judicial para tentar reaver as terras do Pontal. ''E é importante saber também que o PSDB governo São Paulo há mais de dez anos e, portanto, já poderia ter cuidado disso.''
Nas críticas diretas que fez aos tucanos, Lula destacou que qualquer pessoa responsável do PSDB sabe que eles deixaram, em dezembro, uma perspectiva de inflação de 40%. E que agora, em seu governo, esta previsão é de apenas 7%. Além disso, o presidente disse que os tucanos sabem que quem elevou a dívida brasileira de US$ 67 bilhões para US$ 800 bilhões não foi o PT, mas sim o PSDB.
Apesar das duras críticas, Lula reiterou que tem tido com o PSDB uma relação política de alto nível e democrática, principalmente com os governadores. E chegou a lembrar do compromisso que assumiu de que não ficar remoendo o passado e construir um futuro melhor para o Brasil.


