Curitiba - A propósito da matéria publicada no último dia 25 sob o título ''Previdências municipais estão irregulares'', a Folha esclarece que houve um equívoco na informação passada pela assessoria de imprensa do II Seminário de Previdência para Municípios, promovido pela Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias Municipais (Apeprev). O atual presidente da Apeprev, Gerson Luiz Almeida, não é ligado à administração do fundo previdenciário de Pinhão (40 km ao sul de Guarapuava). Ele foi afastado do cargo em 15 de abril do ano passado.
Na correspondência encaminhada à Folha solicitando a errata, o atual presidente do Fundo Previdenciário do Município de Pinhão (FunPrev), Adeni de Lima, inclusive, questiona a permanência de Almeida na presidência da Apeprev. O estatuto da Apeprev, em seu artigo 38, estabelece que o suplente (ou vice) deve assumir a presidência da entidade, caso o titular desse cargo deixe de ser dirigente da entidade de previdência municipal ao qual é ligado. Segundo Lima, o estatuto teria sido alterado para permitir a permanência de Almeida como presidente.
Gerson Almeida esclareceu que colocou o cargo à disposição assim que foi afastado do FunPrev. Ele admitiu que o estatuto da entidade prevê a substituição, mas afirmou que a decisão de mantê-lo no cargo foi tomada pela diretoria da Apeprev, em uma assembléia realizada em Londrina.
A vice-presidente da Apeprev, Cassinéia Caberlin, da Caixa de Assitência e Aposentadoria dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML), disse que não houve desrespeito ao estatuto, pois ''a assembléia é soberana'' e a decisão de manter Almeida no cargo foi unânime.

mockup