Presidente da Cohab pede demissão
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de abril de 1997
Patrícia Zanin Da Redação 
Arquivo FolhaÚltimo ato Perri: motivos particularesO presidente da Cohab (Companhia de Habitação de Londrina), José Caetano Perri, pediu demissão ontem do cargo, alegando compromissos particulares e recomendação médica. Toda a diretoria colocou o cargo à disposição. O prefeito Antonio Belinati (PDT) convidou o ex-secretário de Obras, Wilson Mandelli, para assumir o posto. Ele deve tomar posse na próxima segunda-feira.
Apesar das alegações de Perri, ele admitiu à Folha de Londrina que se sentiu abalado com a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores que investiga denúncias de irregularidades administrativas na Companhia. A CEI foi pedida pelo prefeito. Estou exausto, mas saio de cabeça erguida, já que não tenho nada a temer, garantiu Perri. Ele voltou a negar irregularidades na Cohab e reafirmou que as casas que estão sendo construídas no conjunto Hilda Mandarino fazem parte de um projeto-piloto desenvolvido sem custos para a Companhia.
Nestes 91 dias em que permaneci na presidência da Cohab tentei resolver o problema de moradia e propor rumos para que voltássemos a produzir, avaliou. Ele informou que a dívida da Cohab com a Caixa Econômica Federal foi repactuada anteontem, por um prazo de 120 dias. Um dos nossos objetivos foi alcançado, mas ele (contrato com a Caixa) não foi nem evidenciado e a cidade fica questionando um projeto-piloto a custo zero, desabafou. Perri disse que estava tentanto negociar com a Caixa desde o dia de sua posse, em 10 de janeiro. No início do ano, a prefeitura chegou a ter o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o ICMS bloqueados porque, no ano passado, a Cohab deixou de recolher seus débitos de novembro e dezembro junto à CEF e a prefeitura estava como fiadora da Cohab.
O pedido de demissão de Perri foi comunicado ao prefeito ontem de manhã. À tarde, ele entregou a carta e um relatório de suas atividades na Cohab ao secretário de Negócios Jurídicos, Eduardo Duarte Ferreira. Todos os meus atos foram aprovados e endossados por um conselho de administração. Eu assumo qualquer responsabilidade, garantiu. Ele encerrou a carta de demissão com uma dose de sentimentalismo. Deus há de colocar alguém melhor.
Procurado ontem pela Folha, o novo presidente da Cohab, Wilson Mandelli, disse que ainda não sabe se vai manter ou não a diretoria da Companhia. Ele informou que irá consultar o prefeito. Na próxima segunda, às 10 horas, o Conselho de Administração da Cohab tem reunião extraordinária para discutir o assunto. O prefeito Antonio Belinati foi procurado ontem durante toda a tarde para comentar a demissão na Cohab, mas não foi encontrado.


