Presidenciáveis ainda não declararam programa de governo
PUBLICAÇÃO
domingo, 26 de setembro de 2010
Malu Delgado<br> Agência Estado 
São Paulo - A seis dias das eleições, os brasileiros que têm a intenção de definir ou consolidar o voto a partir dos programas de governo defendidos pelos candidatos sentirão-se frustrados. Os candidatos à Presidência que lideram as pesquisas de intenção de votos não divulgaram, ao longo do processo eleitoral, um programa de governo detalhado e direto.
Dilma Rousseff (PT) protocolou no dia 3 de julho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um documento intitulado ''Diretrizes do Programa 2011/2014'', ''em caráter provisório''. ''O (programa) definitivo deverá contemplar as sugestões de todos os partidos que integram a coligação que apoia a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência'', diz a proposta.
Após divergências internas, a coordenação de campanha da petista alegou que o programa definitivo seria elaborado a partir de um consenso entre todos os partidos que integram a coligação Para o Brasil Seguir Mudando. PT e PMDB, os principais partidos da coligação, elaboraram em seguida pelo menos quatro versões de um novo programa de governo que, até o momento, não foi mostrado à sociedade. Procurado pela reportagem, o coordenador do programa de governo de Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, não retornou antes do fechamento desta edição.
As diretrizes do programa de governo da petista apresentadas até o momento são genéricas e endossam ações iniciadas no governo Lula. ''O PAC-l e o que estará no PAC-2 acentuarão a competitividade da economia brasileira'', diz.
Discursos
José Serra (PSDB) respondeu à exigência da Justiça Eleitoral de protocolar um programa apresentando dois discursos feitos por ele, com 14 páginas. O tucano criou um mecanismo interativo na internet para colher propostas ao seu programa de governo, mas, até o momento, o material ainda não foi tornado público.
''Acredito que o Estado deve subordinar-se à sociedade, e não ao governante da hora, ou a um partido. O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou pra trás há mais de 300 anos. Luis XIV achava que o estado era ele. Nas democracias e no Brasil, não há lugar para luíses assim'', disse Serra na convenção do PSDB, no dia 12 de junho.
Aliados de Serra garantem que o programa, com 270 páginas, será divulgado nesta última semana antes da eleição. Mais de 300 propostas da sociedade teriam sido acolhidas e analisadas pela equipe do tucano. Porém, o candidato impediu a divulgação oficial antes que ele próprio fizesse uma revisão de todo o material.
Entre os candidatos, apenas Marina Silva (PV) apresentou uma proposta que mais se assemelha a um programa de governo. A candidata esclarece que se tratam de ''Diretrizes do Programa de Governo''.
Marina apresentou ao TSE uma segunda versão das diretrizes do programa de governo, em julho. A segunda versão acrescenta sugestões colhidas entre colaboradores, como propostas sobre turismo e consumo responsável.


