Prefeituráveis destacam elo com a cidade no horário eleitoral
Na distribuição de tempo, Tiago Amaral (PSD) e Isabel Diniz (PT) têm a maior parcela da propaganda gratuita
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sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Na distribuição de tempo, Tiago Amaral (PSD) e Isabel Diniz (PT) têm a maior parcela da propaganda gratuita
Douglas Kuspiosz - Reportagem Local
O programa eleitoral gratuito na TV/rádio começou nesta sexta-feira (30) ainda com a incógnita de qual será seu impacto na disputa pela Prefeitura de Londrina. Os prefeituráveis têm intensificado, desde 15 de agosto, sua presença nas redes sociais, e há quem priorize a campanha na internet para conquistar os eleitores.
O primeiro a aparecer no bloco de 10 minutos - transmitido às 7h e 12h, nas rádios, e às 13h e 20h30, nas TVs - foi o Coronel Villa (PSDB), da Federação PSDB/Cidadania. Com apenas 27 segundos, a campanha priorizou o jingle do candidato, que vai para sua primeira disputa eleitoral.
Na sequência, Isabel Diniz (PT), da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), com 1 minuto e 35 segundos, aproveitou para reforçar seu vínculo com Londrina. A peça conta que ela nasceu na cidade - na Santa Casa - e sua família têm história nos distritos rurais. Destacar que Diniz é “Londrina raiz” tem sido o mote da candidatura.
O terceiro do bloco foi Tiago Amaral (PSD), da coligação “A Londrina que queremos” (PSD/PL/PRD/Agir/Avante/União Brasil), que tem 3 minutos e 56 segundos. O foco foi destacar o passado de Londrina. Ele ainda destacou o registro de nascimento para dizer que nasceu na cidade. Também ressaltou a defesa “da vida, da liberdade e da propriedade”. Amaral citou o governador Ratinho Junior (PSD), que é seu cabo eleitoral, e suas “raízes profundas” na cidade.
Candidato do Republicanos, Diego Garcia tem 51 segundos. Ele citou seus valores de “ética, respeito e honestidade”, e pregou a união e dedicação para “transformar Londrina”.
Com 1 minuto e 18 segundos, a inserção da candidata Professora Maria Tereza (PP), da coligação “Pra Londrina seguir crescendo” (PP/Podemos), deu bastante espaço para o prefeito Marcelo Belinati (PP). Como tem sido frequente na campanha, eles ressaltaram a formação da candidata, que é advogada e professora, e os feitos da gestão Belinati nos últimos oito anos.
Já Tercilio Turini (MDB), que concorre pela coligação “Cuidar de Londrina” (MDB/PRTB/PSB), tem 1 minuto e 8 segundos e lembrou da sua história na cidade. Sua trajetória profissional e política em Londrina também foi ressaltada. “Passei minha vida cuidando de gente”, diz.
Último candidato no bloco, Barbosa Neto (PDT), da coligação “Quem manda é o povo” (PDT/Psol/Rede), aproveitou seus 41 segundos para lembrar da sua gestão na Prefeitura de Londrina, entre 2009 e 2012, e ressaltar que não é uma “aposta”.
A propaganda eleitoral gratuita segue até 3 de outubro para o primeiro turno. Além dos blocos de 10 minutos, as emissoras reservarão, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido, da federação ou da coligação, distribuídas ao longo da programação transmitida entre 5h e 0h.
A veiculação das inserções deverá observar critérios de proporcionalidade. Nas eleições municipais, a distribuição levará em conta os seguintes blocos de audiência: entre 5h e 11h; entre 11h e 18h; entre 18h e 0h.