A Secretaria de Gestão Pública de Londrina publicou no Diário Oficial do Município de ontem a suspensão da compra de kits de uniformes escolares para a rede municipal de ensino. A suspensão ocorre porque a Controladoria Geral do Município (CGM) apontou em julho suposta fraude no processo licitatório. Além de suspender a compra, o secretário Denilson Novaes informou ainda que as empresas contratadas terão cinco dias úteis para apresentarem suas defesas sobre o caso.
Parte do material já foi entregue e, dos cerca de R$ 10 milhões do total da compra, R$ 1 milhão já foi pago para uma das empresas. No total, o município comprou, em dois lotes, 40 mil kits de uniformes. O primeiro lote, com uniforme para verão, tênis e mochila, já foi entregue aos alunos. O de inverno ainda não foi entregue. ''Fizemos uma reunião com a Secretaria de Educação e decidimos que a prefeitura não vai mais receber nenhum material, não vai fazer mais nenhum pagamento, nem entregar mais uniformes. Vamos fazer um levantamento e esperar a defesa das empresas'', explicou.
Segundo o que apontou a CGM, há indícios de que a licitação foi fraudada por suposto acerto entre duas empresas, a G8 e a Iridium, que já respondem a uma ação por improbidade administrativa em Londrina referente a uma licitação de 2011. As duas empresas, as únicas que participaram da licitação aberta no começo deste ano, teriam o mesmo número de telefone. A Iridium teria apresentado melhor proposta, mas foi desclassificada por falta de qualidade nos produtos e a G8 venceu a concorrência, com um preço 130% maior que a outra. A reportagem não conseguiu, ontem, contato com as empresas.

mockup