A Prefeitura de Londrina interrompeu ontem as negociações com os servidores municipais e deve enviar hoje projeto de lei à Câmara Municipal concedendo reajuste salarial entre 3,16% e 3,2% - abaixo dos 5% apresentados na semana passada. A informação foi passada à Comissão Permanente de Negociação pelo representante da Prefeitura, João Luiz Esteves, que também é procurador jurídico do Município.
O índice equivale a uma estimativa da inflação, medida pelo INPC, entre 1 de janeiro e 30 de junho. Na última reunião da Comissão, na semana passada, a previsão da administração é que o índice alcançaria pelo menos 4,5%. Para o auxílio alimentação, a proposta que vai à Câmara apresenta reajuste de 4,3% a 5,6% - o valor maior será concedido aos servidores de menor salário. Apesar de agilizar o trâmite legal da reposição, a nova estratégia da Prefeitura desconsiderou as tentativas de alcançar um consenso com os servidores.
De acordo Esteves, a redução na expectativa de inflação se deve a novos cálculos da secretaria municipal de Fazenda. ''Foram eles que nos passaram os dados.'' Sobre a retirada da proposta alternativa, apresentada na semana passada, de conceder abono linear de R$ 90 para todos os servidores, ele atribuiu a uma decisão do prefeito. ''É que o abono não pode ser concedido para os inativos.''
O secretário de Fazenda, Wilson Sella, disse que os 5% foram citados por meio de ''arredondamento'' relativo à proposta do abono. ''O índice de reposição - da proposta final - não pode extrapolar a inflação, o que não acontecia com o abono.''
A representante dos servidores na comissão de negociação, Ivanira Carraro, considerou catastrófica a posição da Prefeitura. ''Ficou pior a emenda que o soneto. Retiraram a proposta de abono e simplesmente informaram que estão mandando o projeto de lei dando a inflação de janeiro a junho. Com isso, ignoraram totalmente o trabalho da comissão dizendo que é isso aí e ponto final'', criticou. ''O 'homem' é ruim de serviço, deu deu até 100% para algumas categorias, a seu bel-prazer, e deixou a maioria dos servidores no prejuízo.''
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), Marcelo Urbaneja, ironizou. ''Ele está apenas terminando com o serviço dele, que é acabar com o serviço público em Londrina. Não estamos lidando com administradores.'' Urbaneja disse que o sindicato não está preparando qualquer manifestação contra a administração. ''Não tem nada para ser feito. Fazer o que?'', questionou. O Sindserv estima em 36,62% as perdas salariais da categoria - 5,36% apenas em 2007.

mockup