Curitiba Pelo menos nove prefeitos paranaenses estão afastados para fazer campanha em favor dos candidatos ao governo do Estado. Segundo dados da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Alvaro Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB) lideram o ranking de apoiados.
O próprio presidente da AMP, Joares Hoerichs (PFL), prefeito de Barracão (90 km a oeste de Francisco Beltrão), está nessa condição. Ele faz campanha para Beto, e considera que o pedido de afastamento não prejudica a sua administração.
Hoerichs está em seu segundo mandato e conta que no primeiro, ficou afastado por um ano. ''Nesse segundo mandato já contabilizo oito meses de afastamento'', revela, garantindo que a população não sai no prejuízo. ''Ao contrário, quando o povo vê que a administração é unida fica incentivado a se unir também e lutar pelo bem comum'', acredita.
O prefeito de Lapa (71 km a oeste de Curitiba), Paulo Furiatti (PMDB), também está afastado. Ele apoia o candidato ao governo Roberto Requião (PMDB). ''As pessoas precisam ter clareza de que eu estou pedindo voto como um cidadão e não como prefeito. Por isso me afastei'', justifica. Furiatti diz ainda que entende que a autoridade para conquistar votos precisa ser adquirida durante o mandato e a campanha é o momento de exercer essa autoridade como cidadão. ''Me afastando eu tenho tempo para trabalhar na campanha e a administração continua normalmente.''
Rubens Bueno, candidato do PPS, conta com o apoio do prefeito de Campo Mourão, Tauilio Tezelli (PPS), para angariar votos. O prefeito licenciado diz que quando foi candidato à reeleição também se afastou para fazer campanha. ''Eu achei o resultado muito melhor porque evita boatos de uso da máquina administrativa.''

mockup