Mais da metade dos 26 prefeitos do Vale do Ivaí decidiram fechar as portas das prefeituras ontem e só devem reabri-las nos próximos dias. A medida tem o objetivo de garantir levantamentos de contabilidade, de pessoal e dos equipamentos nos municípios. Em Faxinal (76 km ao sul de Apucarana), o prefeito Juarez Barreto de Macedo (PMDB) informou que não existe disponibilidade de recursos neste mês e ele poderá manter a prefeitura fechada até o dia 31.
Em Apucarana, o prefeito Valter Aparecido Pegorer (PFL) anunciou que a prefeitura terá, nesta semana, apenas expediente interno. Ele também confirmou o início imediato de uma auditoria. Ele garante que não se trata de retaliação política. ‘‘Esta é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que iremos cumprir’’.
O que mais causou repercussão ontem em Apucarana foi a determinação de Pegorer para que não fossem pagos os cheques emitidos nos últimos dias da administração anterior, e que estavam sendo apresentados no Banco do Brasil, Banestado e Caixa Econômica Federal. A mesma medida também atinge os cheques que entraram na compensação bancária ontem. A informação foi confirmada pelo secretário de Finanças João Carlos de Oliveira. Segundo ele, a prefeitura está avaliando todos pagamentos, para posterior liberação.
Com relação aos últimos pagamentos de sua gestão, o ex-prefeito Carlos Scarpelini (PSDB) limitou-se a dizer ontem que foram emitidos cheques de despesas contratadas e empenhadas no ano passado, pagas com dinheiro arrecadado em sua gestão.

mockup