Puppi havia tomado posse para o segundo mandato no leito de UTI
Puppi havia tomado posse para o segundo mandato no leito de UTI | Foto: Reprodução redes sociais

O prefeito reeleito de Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba), Marcelo Fabiani Puppi (DEM), morreu na madrugada desta quinta-feira (7) vítima de complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado desde o dia 25 de novembro no Hospital do Rocio, e foi encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) três dias depois. Nesta semana, com a piora do quadro de saúde, precisou ser colocado novamente em coma induzido.

Em nota, a família de Puppi lamentou a morte e agradeceu aos profissionais do hospital. “É com o coração apertado, mas sereno pela certeza de que os planos de Deus são perfeitos, que nos despedimos do nosso Marcelo. Para Campo Largo, que lhe deu vida, alegrias, filhos e frutos, nosso mais profundo sentimento de amor e gratidão”, destacou o texto.

A prefeitura decretou luto oficial por sete dias e ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais. Os serviços considerados essenciais foram mantidos pelos órgãos da administração municipal.

Por meio de publicação nos canais oficiais do governo, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) também manifestou pesar. "Meu profundo sentimento de condolências e de que a fé em Deus ampare seus corações, assim como o de todos os paranaenses que perderam pessoas queridas nestes tempos tão difíceis impostos pela Covid."

O velório do prefeito acontecerá na Câmara de Vereadores. Das 13h às 14h a cerimônia será restrita à família e das 14h às 15h30 a população poderá acompanhar. De acordo com comunicado divulgado, a última homenagem será prestada com “os devidos cuidados sanitários, observando a necessidade de distanciamento social e não aglomeração”.

Na sequência, o corpo será transladado para o cemitério municipal de Campo Largo, em momento reservado aos familiares. Marcelo Puppi tinha 61 anos e deixou esposa e dois filhos. Formado em direito, foi vereador – vencendo a primeira vez em 2004 - e presidente do legislativo. Ele e a mulher foram diagnosticados com a doença em 24 de novembro, porém, ambos já estavam em isolamento por terem tido contato com pessoas infectadas no dia da eleição.

Puppi havia sido reconduzido ao cargo de prefeito com 21.566 votos, 39% dos votos válidos. A posse, em 1º de janeiro, ocorreu por meio de videoconferência, com ele no leito de UTI. Na data, três vereadores eleitos foram ao hospital e confirmaram que o político respondeu assertivamente com a cabeça o juramento e o termo de posse, que foi lido por um médico. Com o óbito, quem assume a prefeitura é o vice, Mauricio Rivabem (PSL).