Prefeito eleito é investigado por compra de votos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Lucas Emanuel Andrade <br> <br> Redação Bonde 
A Polícia Federal investiga o prefeito eleito de Reserva do Iguaçu (130 km ao sul de Guarapuava), Emerson Julio Ribeiro (PSDB), por suposta compra de votos. Anteontem, o político foi levado para a Delegacia da PF em Guarapuava, onde foi ouvido. De acordo com o delegado Maurício de Brito Todeschini, eleitores teriam recebido dinheiro em espécie e também teriam abastecido mediante vales-combustíveis entregues pelo candidato e apoiadores.
Durante a manhã de quarta-feira, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 160 Zona Eleitoral de Pinhão, em cinco residências e em dois postos de gasolina. Foram apreendidos documentos diversos, computadores e telefones celulares. O delegado não detalhou o que foi encontrado, mas ressaltou a relevância do material que foi levantado. ''Ouvimos o prefeito eleito e não houve nenhuma confissão. Ele tentou justificar as provas, mas os indícios de que houve compra de votos são bem fortes.''
A reportagem não conseguiu contato com a defesa do prefeito eleito. Além de Emerson, outras duas pessoas foram conduzidas para Guarapuava para serem interrogadas. Entre elas, um cabo eleitoral e um irmão do prefeito eleito, que é dono de um posto de combustível envolvido na investigação.
Todeschini informou que espera concluir a investigação até o final do ano. Em seguida, o processo será encaminhado à Justiça Eleitoral.


