O primeiro prefeito eleito de Tamarana, Edison Siena (PDT), foi diplomado anteontem à noite. O distrito de Londrina será elevado a condição de município a partir de 1997. A solenidade, na Associação Esportiva e Recreativa de Tamarana, foi presidida pelo juiz da 146ª zona eleitoral, Manoel Sebastião da Silveira Filho. Foram diplomados também os nove vereadores que comporão a primeira Câmara Municipal. Participou também o presidente do Conselho de Administração da Folha, João Milanez.
Distante 70 quilômetros de Londrina, Tamarana possui cerca de nove mil habitantes. Edison Siena, atual vereador em Londrina, acredita que o município arrecadará cerca de R$ 180 mil por mês entre Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O futuro prefeito reconhece que este dinheiro será pouco para cobrir as despesas e afirma que buscará ajuda dos governos estadual e federal, além de fazer parcerias com outras prefeituras. Siena diz que vai administrar com menos de 150 funcionários. A maioria dos 243 funcionários da Prefeitura de Londrina que trabalham em Tamarana já pediram para voltar ao município-mãe.
Provisoriamente, a prefeitura e a Câmara de Vereadores funcionarão no Hospital São Roque, que está desativado. Futuramente, Siena pretende construir uma prédio próprio e demolir a sub-prefeitura.
A Mesa Executiva da Câmara será composta por Plínio Pereira de Araújo Júnior (PTB)-presidente, Ubaldino Torres Bittencourt (PTB)-vice, Elza Silvestre Barbosa (PSDB) -1ª secretária e Josué Batista Pinto (PSDB)-2º secretário. Outros vereadores diplomados são Ozires Borges (PMDB), Manoel Yoshio Goto (PSDB), Ademir Ferreira (PTB), Adilson Siqueira dos Santos (PDT) e Orlando Barbeiro Fernandes (PMDB).