Prefeito de Mamborê revoga reajuste a secretários
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de outubro de 2002
Sid Sauer<BR>Equipe da Folha 
Mamborê O prefeito de Mamborê (36 km a oeste de Campo Mourão), Lair Pedro Maggione (PPB), vai revogar as portarias publicadas no início deste mês que deram aumento salarial de até 82% a nove funcionários com cargos comissionados. A decisão foi tomada após a assessoria jurídica da prefeitura concluir que o reajuste foi ilegal.
O caso só veio à tona na semana passada, quando o Sindicato dos Servidores Municipais realizou um protesto contra os reajustes. O aumento quase passou despercebido porque foi dado através de uma reforma administrativa que mudou o nome de cargos comissionados. As funções mudaram de nome e ganharam salários maiores.
Segundo o chefe de Administração em Geral, Jaime Santos Vieira, que havia sido beneficiado com 15% de aumento, apesar da revogação das portarias, a lei da reforma administrativa continuará em vigor. ''Mais de 90 cargos em comissão foram eliminados, o que vai gerar economia para o município'', explicou. O reajuste para apenas os ocupantes de cargos comissionados provocou uma crise com a Câmara de Vereadores. O presidente do Legislativo, Dorneles Adão Cavali (PSC), disse que, ao aprovarem a reforma administrativa, os vereadores não sabiam que os comissionados seriam nomedos pelos níveis mais altos da tabela. Para ele, houve ''má fé'' da prefeitura.
As portarias também motivaram o Sindicato dos Servidores a reivindicar reajuste à categoria e realizar uma passeata de protesto. ''Não temos um aumento real há sete ano'', disse a presidente do sindicato, Zélia Veiga de Souza Rodrigues. O prefeito Lair Maggioni afirmou que está aberto ao diálogo, mas esnobou o protesto da categoria. ''Foi muito fraco.''


