Prefeito de Joaquim Távora é condenado por compra de votos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de maio de 2000
Patrícia Zanin De Londrina 
O prefeito de Joaquim Távora (53 km ao sul de Jacarezinho), Tarcísio Messias dos Santos (PSDB), foi condenado a um ano e meio de prisão e suspensão de seus direitos políticos por crime eleitoral. Santos foi julgado anteontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que acatou ação penal movida contra ele. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, o prefeito infringiu o artigo 299 do Código Eleitoral, que trata sobre a compra de votos.
Segundo o TRE, a pena de prisão será convertida em prestação de serviços comunitários, a ser definida pela Justiça Eleitoral do município. Santos também terá de pagar multa de R$ 2,5 mil. Depois de publicado a decisão, o que deve ocorrer semana que vem, Santos terá três dias para recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A decisão pegou Santos de surpresa. Ele disse ter sido informado pela Folha e imaginava que não havia motivo de julgamento pelo TRE. Esse caso já está no TSE, em Brasília. Tenho até advogado lá, informou. O prefeito disse que vai recorrer. Vou recorrer até o fim. É o meu nome que está em jogo. Ele disse não saber se terá de ser afastado, mas pretende brigar pelo cargo. As contas estão em dia, o município está indo bem, disse.
O prefeito acusou os adversários políticos de terem feito as denúncias de compra de votos, o que ele nega. Segundo Santos, as denúncias foram feitas durante a campanha de 96. Ele disse que das nove testemunhas de acusação, duas admitiram ter mentido. Agora vou contar com a Justiça divina.


