O prefeito Conrado Angelo Scheller (DEM-PR) sancionou os projetos de reposição salarial aprovados por nove vereadores de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), que concedem reposições salariais para diversas categorias, como para o próprio prefeito Conrado Scheller (DEM), Zezinho da Ração, o vice, e secretários municipais, além de servidores municipais tanto da Câmara quanto do Legislativo. A decisão consta no Jornal Oficial Eletrônico do Município de Cambé de terça-feira (20). Para os políticos e os representantes das secretarias, o reajuste é de 4,52%. Já os funcionários públicos teriam direito a 5,20%. Os percentuais consideram o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Para os políticos e os representantes das secretarias, o reajuste salarial é de 4,52%. Já os funcionários públicos teriam direito a 5,20%.
Para os políticos e os representantes das secretarias, o reajuste salarial é de 4,52%. Já os funcionários públicos teriam direito a 5,20%. | Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Cambé

Scheller admitiu que o assunto é polêmico e questionou sobre o tempo que teria sido gasto para a aprovação do texto. “Que sessão levou 11 minutos? Foi a segunda sessão, porque o projeto já foi discutido na segunda-feira, com discussão ampla. Na segunda sessão já tinha o debate da primeira sessão. Eu não estou aqui para defender a Câmara. Eles discutiram na primeira sessão e tiveram o entendimento. Foram para a segunda sessão e, penso eu, fizeram só a votação. Não se abriu a discussão do dia anterior”, afirmou.

“Sobre a sanção dos projetos de reajustes às vésperas de um feriado, eu não tenho pressa, mas temos a correção de 2.610 servidores que meu RH está trabalhando no feriado para colocar em dia, porque senão perderia prazos. Acredito que a crítica viria se a sanção viesse antes ou depois do feriado, porque essa discussão ocorreu também em anos anteriores, em que não houve pandemia, porque esse reajuste é uma herança histórica.” Segundo ele, as pessoas querem um ato demagogo. “Quer dizer que servidor público não pode ter reajuste para corrigir a inflação? Quer dizer que político também não pode ter a correção da inflação? Criticam que o reajuste ocorreu em um momento de pandemia, mas se isso não fosse feito poderia gerar uma greve em um momento de pandemia”, argumentou.

Segundo ele, qual a segurança para acumular esse reajuste para o ano que vem. “Se eu seguro esse reajuste de 5% este ano, no ano que vem serão 10%, mas os servidores vão aceitar? Estão dizendo que eu poderia ter gasto com as vacinas, mas garanto que a gente tem orçamento equilibrado.” O prefeito garante que o que a prefeitura precisa fazer pela saúde tem sido feito. “A gente não pode negligenciar que a gente precisa reajustar a inflação para os servidores, para um coletor de lixo, por exemplo. É uma discussão ampla.”, finalizou.

A reportagem tentou entrar em contato com o Sindserv de Cambé para comentar a aprovação, mas não conseguiu.