Os pré-candidatos à Prefeitura de Londrina repercutiram os resultados da nova pesquisa Instituto Multicultural, FOLHA e Paiquerê 91,7, divulgada nesta quinta-feira (14). O levantamento apresenta dois cenários estimulados, com um total de 18 nomes.

No primeiro cenário, a pesquisa traz, respectivamente, o deputado federal Filipe Barros (PL), com 16,7%; o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), 15%; o ex-comandante do 5° BPM, Coronel Villa (sem partido), com 11,7%; e o ex-deputado federal Boca Aberta (Avante), com 10%. Completam a lista o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), 9,2%; a deputada federal Luísa Canziani (PSD), 6,7%; o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, 5%; o vice-prefeito João Mendonça (Podemos) e o deputado federal Marco Brasil (PP), cada um com 3,3%; o advogado André Trindade (União) e o empresário Fernando Moraes, ambos com 1,7%; e o deputado federal Diego Garcia (Republicanos), a educadora Izabel Diniz (PT) e o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, todos com 0,8%. 13,3% não souberam responder.

Já no segundo cenário, sem Tiago Amaral, Filipe Barros apresenta maior folga na liderança, com 24,2%; depois aparecem a deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), 16,7%; o deputado estadual Tercílio Turini (PSD), 10,8%; Coronel Villa, 10%; Barbosa Neto, 6,7%; Boca Aberta, 5%; Marcelo Cortez, 4,2%; Marco Brasil, 2,5%; e João Mendonça, Fernando Moraes, Marcelo Canhada (Republicanos), Isabel Diniz e André Trindade, com 1,7% cada. Fábio Cavazotti pontuou 0,8%. 10,6% não souberam responder.

BARROS

Apesar do atual favoritismo, Filipe Barros evita cravar sua candidatura e aproveitou a oportunidade para agradecer à população de Londrina e reafirmar seu compromisso com a cidade, “independente do caminho que nós escolhermos”.

“Essa decisão da Prefeitura para o ano que vem será tomada em conjunto com o presidente Bolsonaro [Jair, ex-presidente], junto com presidente Valdemar [da Costa Neto, presidente do PL] e em uma grande composição com outros partidos”, afirmou.

NOMES DO PSD

O deputado Tiago Amaral afirmou que ficou feliz e satisfeito com o resultado, que dá “ânimo para a gente continuar trabalhando e fazendo aquilo que temos feito até agora, que é trazer resultado para a nossa cidade”. Sobre a definição do nome do PSD nas eleições, Amaral ressaltou que isso vai passar pelo governador Ratinho Junior.

“É fato. Essa definição, além dessa articulação e trabalho que temos feito junto com os demais membros do partido, vai passar pela mão do governador. Quem tiver melhores condições, mais preparado, com certeza vai ser o nome escolhido”, completou.

A deputada estadual Cloara Pinheiro, que foi a mais votada em Londrina em 2022, com mais de 26 mil votos, afirmou estar à disposição do governo e do PSD. "Temos nomes fortíssimos no PSD. Temos o Tiago Amaral, o Tercílio [Turini], o Alex e a Luísa Canziani. O que posso falar é que agradeço muito à cidade de Londrina, que está me dando esse resultado maravilhoso”, comentou. “Vocês vão me perguntar: ‘Mas você vai ou não vai?’. Eu não sei. Eu estou à disposição do governo e do PSD, e é o povo quem decide.”

Turini manifestou vontade de concorrer ao cargo de prefeito; para ele seria uma forma de “fechar um ciclo da política” participando do pleito. “A gente fica feliz de ter participado [da pesquisa], ter pontuado. Gostaria muito de disputar. Acho que temos uma história na cidade, de vida, profissional e política”, disse o deputado e ex-vereador, que apontou que “é hora de conversar com todo mundo e tentar construir um quadro”.

Ele também acredita que, tirando Filipe Barros, há um “acirramento importante”, mostrando que o pleito está aberto.

VILLA

Considerado um nome novo no campo político, Coronel Villa disse que ficou contente com o resultado da pesquisa e que já está decidido sobre a pré-candidatura. “A pesquisa, segundo penso, reflete a confiança que os londrinenses têm em mim. O fato de ser nascido em Londrina e ter dedicado minha vida à cidade também prepondera”, avaliou.

O ex-comandante do 5° BPM deve se filiar ao PSDB quando não houver mais restrição legal. O desempenho mostra que Villa pode ser um “outsider” na corrida eleitoral. “Também penso que represento uma novidade e isso é importante. As pessoas estão cansadas dos velhos nomes da política. Não se sentem mais representadas por eles”.

BOCA ABERTA

O ex-deputado federal Boca Aberta (Avante), que teve seu mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2021, disse que recebeu o resultado “com muita alegria e satisfação” porque o londrinense “não deixa de lembrar do nome Boca Aberta".

“Eu só tenho que agradecer a Deus e ao povo por nos colocar com 10% na pesquisa de intenção de voto para prefeito”, citando que a família está preparando a campanha e que a vereadora Mara Boca Aberta (sem partido) também é cotada para concorrer. Tudo vai depender do desempenho nas futuras pesquisas. “Vemos com muita alegria e satisfação essa pesquisa séria e correta.”

(Colaborou Simoni Saris).