O deputado federal Marco Brasil (PP), que é pré-candidato à Prefeitura de Londrina, disse em entrevista exclusiva à FOLHA que o Partido Progressistas vai definir seu candidato em uma convenção partidária. Como a agremiação tem uma comissão provisória na cidade, cujo presidente é o deputado, ele próprio poderia escolher o postulante para disputar o pleito de outubro.

Em meio a esse contexto, Brasil se coloca como pré-candidato e diz que tem apoio do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, da presidente estadual, deputada Maria Victória, e do secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros.

No entanto, o parlamentar garante que esse não é um assunto fechado. “Eu sou da boa conversa, do bom entendimento, não quero glamour para mim, não necessito disso. Quero que as coisas andem", reforçando que "o PP terá candidato, sim”.

A avaliação de Brasil é que o cenário eleitoral de Londrina está bastante aberto, com pré-candidatos fortes, mas ele não nega que o PP “tem um timaço” - citando o prefeito Marcelo Belinati, “que tem todo o poder de indicar uma pessoa e ela ir no mínimo para o segundo turno”, cinco vereadores e outros nomes com força política na cidade.

A partir da convenção, caso seja escolhido, Brasil afirma que estará pronto e que possui proximidade com o governador Ratinho Junior (PSD) e “entrada boa” no governo federal, “independentemente de quem estiver no cargo”.

“Se eu tiver a oportunidade de ser a voz de Londrina na Prefeitura, quero exercer. Estou pronto, tenho entendimento, tenho conhecimento. Se não for o candidato escolhido na convenção, estarei pronto para apoiar [o futuro candidato]. Não tenho dificuldade com ninguém, não desejo mal a ninguém e não quero tomar o espaço de ninguém”, aponta. “Não sou dono da palavra e nem dono do partido."

‘ÁGUAS PASSADAS’

O deputado classificou como “águas passadas” o episódio envolvendo o vereador Matheus Thum, que anunciou a pré-candidatura do presidente da Cohab-LD (Companhia de Habitação de Londrina), Bruno Ubiratan, em dezembro de 2023.

Thum, que é líder da sigla na CML (Câmara Municipal de Londrina), afirmou durante sessão do Legislativo que Ubiratan havia se colocado à disposição para ser pré-candidato pelo PP. Brasil, então, divulgou nota apontando que a informação precisaria da anuência do partido para vir a público. O vereador, em resposta, disse que o deputado tinha conhecimento das informações que seriam repassadas durante a sessão.

LEIA MAIS

Divergência entre vereador e deputado expõe "racha" no PP de Londrina

“Eu acho que foi um minuto de euforia e ele fez isso. Mas eu conversei com o Bruno no mesmo momento, liguei para o Matheus, acho que as coisas têm que ser acertadas dessa forma. Gosto muito do Matheus, ajudei ele, apoiei na campanha para vereador, são águas passadas”, garante. “É um menino vibrante, um cara partidário, que pensa de uma forma e eu penso diferente.”

O deputado também ressalta que não há dúvidas de que o PP terá um candidato a prefeito e que o partido “vive em paz” na cidade - inclusive com a chegada de novos nomes para compor a chapa de vereadores.

“O PP, hoje, tendo o prefeito Marcelo Belinati como nosso comandante, essa [bancada na] Câmara de Vereadores, nós não temos divergências no partido. E não haverá divergências porque eu, como presidente, quero deixar muito claro que quem tiver vontade [de concorrer] que venha, coloque seu nome. Faremos uma convenção clara, aberta, verdadeira."

GOVERNO FEDERAL

Questionado sobre como avalia o primeiro ano do Governo Lula, Brasil afirma que o presidente é experiente, inteligente e possui uma “baita articulação política”, mas que tem “castigado” o produtor rural. O deputado cita ainda a tentativa de vetar o Marco Temporal como outra falha do presidente. Mas, como vem fazendo desde que assumiu o cargo, em dezembro de 2022, ele rechaçou a polarização política durante a entrevista.