A vereadora Marly de Fátima Ribeiro, a Mara Boca Aberta, é a pré-candidata escolhida pelo Avante para disputar a sucessão do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP). Em seu primeiro mandato - após ter sido a candidata mais votada em 2020, com 6.192 votos, quando foi eleita pelo Pros -, ela destaca que ficou mais conhecida tendo contato com a população londrinense.

Apesar de ser sua primeira experiência no Legislativo, Mara ressalta que acumula cerca de 15 anos de trabalho ao lado do marido, o ex-deputado federal Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta (Avante), que antes foi vereador.

“Eu fui a vereadora mais votada, mas tenho plena consciência que, como eu sempre trabalhei nos bastidores, eu não tinha esse contato direto com a população, esse conhecimento”, citando que o apoio do ex-parlamentar foi importante na última eleição, mas que tem feito um trabalho próprio na CML (Câmara Municipal de Londrina).

Com o dia a dia na Câmara, a parlamentar diz que tem sua atuação na política local e lembra que, em 2023, foi a vereadora que mais apresentou projetos de lei. Além disso, aponta a fiscalização como outro aspecto importante do seu mandato.

“Como oposição, é mais difícil aprovar projetos, porque a maioria na Câmara hoje é situação, é base do prefeito. Eu tenho, através do meu mandato, das conversas que tenho feito, conseguido aprovar e colocar projetos em prática, conseguido várias demandas que tenho levado até o Executivo”, acrescenta.

A decisão da família Boca Aberta foi lançar Mara como pré-candidata em Londrina e o ex-deputado federal em Ibiporã. No último dia 16, o Avante enviou um comunicado à imprensa e aos institutos de pesquisa confirmando essas informações.

Essa escolha levou em consideração pesquisas de opinião e levantamentos internos, que trouxeram a vereadora em evidência. E o objetivo da agremiação é sair com chapa completa de vereadores, visando o fortalecimento local da legenda.

“O Avante não tem nenhuma cadeira [em Londrina], nem estadual, mas é um partido forte no federal. Temos deputados de representatividade e a gente quer fomentar isso, fazer crescer o partido. Lógico que, quanto mais cadeiras a gente conseguir fazer, melhor”, pontua.

ATUAÇÃO

Questionada sobre a prioridade em um possível mandato no Executivo, Mara cita a melhora da saúde. Na avaliação da vereadora, “é o que as pessoas esperavam e foi prometido pelo atual prefeito”, mas que tem deixado a desejar nos últimos anos.

“Nossa prioridade sempre foi a saúde, porque hoje tem um dos maiores orçamentos. A cidade nunca teve um orçamento tão grande, mais de R$ 900 milhões para a área da saúde, e temos muitas necessidades, tanto estrutural, no atendimento, quanto na atenção básica à população”, critica. “A gente não melhorou, infelizmente, nesses oito anos.”

CENÁRIO

A parlamentar avalia que a disputa pela Prefeitura de Londrina ainda será polarizada entre esquerda e direita, como aconteceu no último pleito, mas ressalta que possui voto de eleitores diversos no espectro político.

“O eleitor não vota em nós pelo partido, ou se somos centro, esquerda ou direita. Ele costuma olhar para nós e ver o trabalho que desenvolvemos na cidade”, acredita.

“Vai polarizar bastante. Tanto esquerda quanto direita vão querer fazer suas bases agora, prefeito, vereadores, mas nós estamos ali, no meio. Embora minha política, muita gente se identifique com meus discursos, com meus projetos mais à direita, a população que vota em nós é a população que olha para o trabalho”, reforça.