Começa neste sábado e vai até o dia 30, o prazo para que as legendas realizem suas convenções partidárias para a escolha dos candidatos que disputarão as eleições de outubro.
Após homologada a convenção, o partido político ou a coligação têm até às 19h do dia 5 de julho para ajuizar o pedido de registro dos candidatos escolhidos. Caso não o façam, os próprios candidatos podem requerer seus registros perante o Tribunal Eleitoral competente, até às 19h do dia 7 de julho.
No caso de candidatos a presidente e a vice-presidente da República, os pedidos de registro serão analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já os pedidos de candidatos a governador e vice-governador, a senador e respectivos suplentes, e a deputado federal, estadual ou distrital serão apreciados pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Todos os pedidos de registros serão julgados e as respectivas decisões publicadas até o dia 23 de agosto.
No pleito de outubro, serão eleitos o presidente e o vice-presidente da República, 27 governadores, 27 senadores (um por estado) apenas um terço será renovado este ano 513 deputados federais e 1.059 deputados estaduais/distritais. O primeiro turno será realizado no dia 1º de outubro. Caso haja segundo turno para escolha do presidente ou de governadores, será realizado dia 29 de outubro.

mockup