PR normatiza inaugurações
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de janeiro de 2000
PR normatiza inaugurações
Arquivo FolhaRossoni: aliados vão definir hoje critérios para documentoO governo do Paraná vai baixar uma circular obrigando os secretários de Estado a comunicar com certa antecedência deputados e prefeitos de inaugurações de obras no interior do Estado. A intenção é conter uma onda de descontentamento que se instalou em alguns setores da base aliada e fazer um agrado especial aos aliados que dão sustentação política ao governo Jaime Lerner (PFL) no interior.
O secretário-chefe da Casa Civil, Pretextato Taborda Ribas; o secretário-chefe de Gabinete do governador, Gerson Guelmann; e o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PTB), definem hoje o teor do documento que será repassado para todas as repartições públicas no Estado. A reunião acontece no Palácio Iguaçu, confirmou ontem à tarde o chefe da Casa Civil, sem especificar o horário.
A idéia da circular, enquadrando os secretários do governo, teria partido do próprio governador, preocupado com a queda de sua popularidade. Lerner reuniu-se semana passada com seu secretariado, quando pediu menos arrogância da equipe. Rossoni estava presente e manifestou em público a revolta dos aliados. Deputados e prefeitos sentem-se excluídos ao não serem convidados para as cerimônias, chance ímpar de fazerem média com seus eleitores.
A disputa eleitoral de outubro também é outro ingrediente que levou o Palácio Iguaçu a editar a circular. Deputados e prefeitos reclamam da má divulgação das obras do governo e acham que, como aliados políticos, poderiam auxiliar o governo na propagação de programas, que, na avaliação deles, rendem prestígio ao governo Lerner.(L.D.)