Brasília - O líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), afirmou ontem que o deputado Sandro Mabel (PR-GO), candidato à presidência da Câmara, tem até as 10 horas de hoje para pedir desfiliação do partido. Segundo Portela, se isso não ocorrer será aberto um processo disciplinar para a expulsão do colega.
O PR apoiava Marco Maia (PT-RS), favorito para a eleição. ''Se ele não pedir desfiliação até as 10 horas de amanhã (hoje), o partido vai abrir um processo disciplinar contra ele'', afirmou Portela.
Segundo o líder do PR, se Mabel optar por sair do partido por conta própria poderá ser negociada a possibilidade de o partido não requerer seu mandato na Justiça por conta da fidelidade partidária. Caso contrário, porém, a Executiva do PR poderá além da expulsão tentar tirar o mandato de Mabel. ''Se ele pedir para sair pode se fazer um acordo para que não se busque a cassação, mas se ele passar por um processo disciplinar pode ser que alguém da Executiva entre neste tema'', avisou o líder.
Portela disse ser ''amigo'' e ''irmão'' de Mabel e lamentou o caminho tomado pelo colega de enfrentar o partido e disputar a presidência da Câmara. ''Ele é amado no partido, mas ele nos obrigou a tomar esta atitude porque se não vira uma casa em que não se tem comando e ninguém mais vai respeitar decisão fechada''.
Maia favorito
Além de Mabel, outros três deputados disputavam a presidência da Câmara: Chico Alencar (PSOL-RJ), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e o favorito Marco Maia (PT-RS). Até o fechamento desta edição, a eleição ainda não havia sido definida.

mockup