Com a retomada dos trabalhos na CML (Câmara Municipal de Londrina), a liderança do Progressistas mudou. O vereador Matheus Thum, que estava na posição, dá lugar ao Mestre Madureira, vice-presidente do Legislativo. O comunicado com a nova liderança foi lido na sessão da última quinta-feira (1°).

Hoje, o PP é a maior bancada da CML, com seis cadeiras - Thum, Madureira, Jessicão, Nantes, Dani Ziober e a recém-filiada Flávia Cabral.

À FOLHA, o ex-líder afirma que sua saída coincide com a fala feita na sessão de 19 de dezembro, quando comunicou que o presidente da Cohab-Ld (Companhia de Habitação de Londrina), Bruno Ubiratan, havia se colocado à disposição da sigla como pré-candidato a prefeito. E diz acreditar que a mudança seja "talvez uma forma de retaliação e aquela velha política praticada por caciques políticos, que usam a força ao invés do diálogo”.

Imagem ilustrativa da imagem PP muda liderança na CML e Thum fala em retaliação
| Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Após o anúncio feito por Thum, o deputado federal Marco Brasil, presidente do diretório municipal, divulgou nota apontando que a informação precisava da anuência do partido para vir a público. O vereador, em resposta, disse que o deputado tinha conhecimento das informações que seriam repassadas durante a sessão. Em entrevista à FOLHA publicada no dia 12 de janeiro, o presidente do PP garantiu que não havia divergências no partido e que as trocas de notas eram “águas passadas”. Também, que o nome do partido para concorrer à sucessão de Belinati sairá da convenção partidária.

Imagem ilustrativa da imagem PP muda liderança na CML e Thum fala em retaliação
| Foto: Devanir Parra/CML

“Desde a minha chegada ao PP, há quase dez anos, vários presidentes passaram e várias formas de condução tivemos. Gosto do PP e devo permanecer [filiado], a não ser que seja expulso em mais alguma forma de retaliação”, completou Thum, que segue como vice-líder do prefeito Marcelo Belinati (PP).

Procurado, Marco Brasil preferiu não se manifestar sobre a mudança.