A mais de um ano das eleições municipais de 2024, o cenário político-partidário de Londrina vem tomando forma com as promessas de nomes populares do meio que podem concorrer ao Executivo e ao Legislativo e as articulações partidárias. Em uma convenção do Podemos realizada na noite desta quinta-feira (20) em Londrina, o nome do atual vice-prefeito, João Mendonça, foi apresentado como o novo líder local e é o principal cotado pelo partido em uma possível disputa pela Prefeitura.

Também nesta semana, o PSB reuniu suas lideranças locais com o objetivo de discutir o pleito municipal do ano que vem. Além de tentar uma aproximação com a base do prefeito Marcelo Belinati (PP), a legenda pretende triplicar o número de vereadores em 2025 - atualmente, Sonia Gimenez é a única representante do partido na Câmara.

LEIA TAMBÉM:

A mais de um ano da eleição, corrida pela Prefeitura já começou

Com passagens pelo MDB e, mais recentemente, PP, de Belinati, João Mendonça agora é presidente local do Podemos. Ele explica que sua vida política começou muito antes de se filiar a um partido, já que participou de grêmios estudantis e associações de moradores quando mais novo. Segundo o vice-prefeito, com o convite do partido ele quer abranger toda a comunidade e segmentos, destacando a importância da atuação do Podemos Jovem e do Podemos Mulher, que também teve o nome da líder local apresentado, sendo a Cabo Luci Lima.

LEIA TAMBÉM:

Filipe Barros cogita Prefeitura, mas ainda não crava candidatura

Já pensando nas eleições municipais do ano que vem, Mendonça ressalta que o foco é desenhar uma chapa forte de vereadores. Em Londrina, o Podemos tem dois representantes no Legislativo: Beto Cambará e, a partir de agora, Giovani Mattos (PSC), que decidiu permanecer no Podemos após a incorporação do Partido Social Cristão. Sem citar nomes de outros possíveis candidatos ao cargo de vereador, João Mendonça afirma que o partido vai atrás de lideranças, tanto de homens quanto de mulheres.

LEIA TAMBÉM:

Base de Lula, PSB se aproxima de Belinati e crava apoio em 2024

Apesar do foco inicial ser o Legislativo, o novo filiado do Podemos também não deixa de lado a possibilidade de uma candidatura própria ao Executivo Municipal. “O partido está com o pensamento de candidatura própria, o que depende muito do esqueleto da chapa de vereadores, do plano [de governo] e da nossa entrega atual também. Eu e o prefeito Marcelo Belinati queremos concluir uma ótima entrega para a sociedade”, diz. Belinati também esteve presente na convenção.

LEIA TAMBÉM:

Luísa Canziani também já vislumbra corrida à Prefeitura de Londrina
Sobre a possibilidade de ele próprio ser o escolhido para concorrer à Prefeitura de Londrina pelo Podemos, Mendonça avisa ser um soldado que está no banco do time: “se precisar jogar, a gente joga”. Ao ser questionado sobre estar pronto caso seja o nome indicado, ele diz estar “preparado junto aos companheiros, com a comunidade Podemos e com outras que podem agregar”.

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos) afirma ser um "grande prazer" receber João Mendonça no partido, acrescentando que a filiação do vice-prefeito é muito oportuna, já que estabelece um elo com Belinati, que ele afirmou ser “um bom prefeito para a nossa cidade”.

LEIA TAMBÉM:

Marco Brasil assume PP em Londrina e também cogita Prefeitura
Ressaltando que o partido está sendo estruturado para a eleição do ano que vem, Hauly adianta que é muito provável que o Podemos tenha um candidato a prefeito. Sobre Mendonça ser o nome escolhido, ele diz que a maior liderança que o partido tem em Londrina é o atual vice-prefeito. O deputado federal afirma também que está mais presente no cenário nacional e que tem muito apreço e respeito pelo, agora, colega de partido. “Ele é um homem de bem, de família, religioso, cumpridor dos deveres, honesto, íntegro, então ele tem todas as qualidades [para ser prefeito]”, finalizou.