Pela primeira vez na disputa por um cargo no Executivo, o empresário e ex-chefe de gabinete do governo Alexandre Kireef, Marcio Stamm, foi oficializado como candidato do Podemos à prefeitura na noite dessa segunda-feira (14). O evento on-line contou com a presença dos três senadores paranaenses que são da legenda: Alvaro Dias, Flavio Arns e Oriovisto Guimarães. O nome do vice ainda não foi definido e ficará em aberto na ata encaminhada à justiça eleitoral e por enquanto o partido não formou composição com outras siglas.

Além dos parlamentares do Podemos, incluindo o deputado federal Diego Garcia, radicado em Londrina, o empresário diz que terá apoio do ex-prefeito Kireeff (Ex-Podemos e hoje sem partido). Stamm disse que o foco da sua campanha a prefeito será em apresentar um programa de gestão transparente. "Vamos fazer uma política sem o toma lá da cá de cargos e transparente, sem compromisso de troca de cargos para apoiamentos de partidos."

O candidato do Podemos pretende encarar o pós-pandemia com políticas públicas para atração de empregos. "Vamos inverter a lógica. O poder público tem que ser um facilitador para quem quer empreender no seu negócio". Ele citou que o papel de prefeito é como de um síndico que tem que cuidar da saúde, da ruas, das praças, mas informou que o trabalho dele, caso eleito, será para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. "Vamos cuidar desde o pequeno ao grande empresário para inverter essa lógica de penalizar o empresário com impostos. E teremos esse compromisso de não taxar ainda mais e aumentar o IPTU."

Já em tom de discurso, Stamm criticou o aumento do IPTU feito pela gestão Marcelo Belinati (PP) após revisão da planta genérica de valores em 2018. "Depois do aumento do IPTU, que foi violento e castiga toda a cidade, será ainda mais duro para o contribuinte no pós-pandemia", disse. A mesma tentativa de atualizar a planta de valores - que estava desatualizada desde 2001 - foi feita pelo governo Kireeff em 2015, mas sem apoio na Câmara o projeto enviado pelo Executivo foi retirado da pauta.

TRAJETÓRIA

Natural de Londrina, o empresário no setor do varejo Marcio Stamm, 54 anos, é formado em direito pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e tem especialização em direito público. Antes de abrir suas lojas de uma rede de cosméticos, Stamm trabalhou no Banco do Brasil depois de passar em concurso público.

Na política, Marcio Stamm teve uma primeira experiência na juventude quando foi candidato pela primeira vez em 1992 a vereador, mas ficou na suplência. À época fez parte da coligação que tinha o seu irmão mais velho, Mario Stamm Junior (PFL, atual Democratas) como candidato a prefeito, que terminou em quarto lugar no primeiro turno, com 12,21% dos votos válidos.

Na vida pública, o único cargo que o empresário ocupou foi no governo Alexandre Kireeff (2013-2016), por um período de três anos como chefe de gabinete da Prefeitura.

OUTROS PARTIDOS

Além de Stamm, já foram confirmados outros cinco candidatos a prefeito em Londrina: Barbosa Neto (PDT), Boca Aberta (PROS), Carlos Scalassara (PT), Marcio Sanches (PCdoB) e Tiago Amaral (PSB). Ainda devem confirmar candidatura o atual prefeito, Marcelo Belinati (PP), o delegado aposentado Águila Misuta (MDB) e o deputado federal Filipe Barros (PSL).