Brasília - O PMDB irá realizar duas convenções extraordinárias antes da prévia presidencial do partido, marcada para o dia 17 de março. A convenção que acontecerá no próximo domingo, em São Paulo, não será reconhecida pela Executiva Nacional do partido, que manteve a convocação de uma convenção extraordinária para o dia 8 de março, em Brasília.
O senador Pedro Simon (RS), um dos pré-candidatos à Presidência, disse que a convenção do dia 3 foi convocada legitimamente por 224 convencionais do partido, número superior ao mínimo exigido pelo estatuto do partido que é de um terço dos convencionais.
Simon disse que ficou chateado com a decisão da Executiva, que na opinião dele, não quer realizar a prévia nem lançar candidato próprio. ‘‘O partido vai para uma posição de constrangimento recíproco porque a Executiva deveria ter a grandeza de buscar o diálogo.’’
O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), garantiu que a prévia será realizada ‘‘custe o que custar’’. Segundo ele, a convenção do dia 3 não terá nenhum valor jurídico. ‘‘A reunião de São Paulo será um encontro do PMDB, a convenção do partido está marcada para o dia 8. A Executiva do partido sequer foi comunicada deste encontro’’, disse Temer. O deputado disse que não irá à convenção de São Paulo.

mockup