PMDB discute rompimento com o governo
PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de julho de 2001
Paulo de Tarso Lyra Agência EstadoDe Brasília 
O rompimento do PMDB com o governo e o fortalecimento da candidatura do governador de Minas Gerais, Itamar Franco, à presidência do partido, começam a se desenhar essa semana, em uma reunião em Brasília, envolvendo lideranças do partido e integrantes dos diretórios regionais que defendem a entrega dos cargos ocupados no Executivo. Será um teste de força para Itamar medir a penetração de seu nome no partido e iniciar a costura das alianças visando a convenção de setembro.
Será a primeira viagem do candidato Itamar. O objetivo, segundo o deputado Paes de Andrade (PMDB-CE), é programar uma agenda de visitas aos diretórios regionais e definir as diretrizes que devem ser adotadas na campanha. Apesar do encontro ser aberto a qualquer integrante do partido, ele não crê na participação dos integrantes da chamada base governista do PMDB. Até mesmo porque um dos assuntos na pauta será a saída do governo. Eles não têm mais força para impedir isso, e acredito que nem para lançar um candidato na convenção de setembro.
O presidente do Senado, Jader Barbalho (PA) não vai ao encontro. Em situações normais, seria mais do que natural que o presidente do Congresso participasse das reuniões de seu partido, mesmo que não faça mais parte do diretório. Esse fato reforça ainda mais o isolamento de Jader dentro do PMDB. Nós temos outros assuntos para tratar em nosso encontro, os problemas do Jader são com o Ministério Público e com a Polícia Federal, explica Paes de Andrade. Nada impede, contudo, que o tema venha à tona.


