PMDB discute posição em eventual governo de Lula
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de outubro de 2002
Agência Estado 
Brasília A três dias da eleição presidencial, a cúpula do PMDB faz hoje uma reunião formal para discutir sua situação de partido de oposição num possível governo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de desembarcar, informalmente, da campanha do candidato José Serra (PSDB-PMDB), o encontro na casa do presidente nacional do PMDB, deputado reeleito Michel Temer (SP), também servirá para analisar os resultados das eleições de deputados, senadores e governadores eleitos no primeiro turno.
Os peemedebistas devem ainda decidir de que forma atuarão na disputa das presidências da Câmara e do Senado, no início do próximo ano. ''Vamos fazer uma análise do atual quadro'', sintetiza Temer. Ele e os colegas evitam dar publicamente como certa a vitória de Lula na eleição de domingo, mas apenas em solidariedade a Serra.
O tom já é outro nas conversas reservadas em que dirigentes do PT tentam convencer o PMDB a não se opor ao eventual governo de Lula. Discreto e dirigido aos peemedebistas tidos como ''confiáveis'' pelo PT, esse assédio começou há cerca de três semanas.
Temer assegura que a conversa com o presidente nacional do PT, deputado reeleito José Dirceu (SP), que se tornou pública, ocorreu, ''acidentalmente'', quando se encontraram no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Outros parlamentares confirmam, no entanto, que foram procurados. Mas preferem manter o assunto reservado, pelo menos até o resultado final da eleição.


