PM garante segurança especial em protestos
PUBLICAÇÃO
sábado, 12 de março de 2016
Mariana Franco Ramos<br> Reportagem Local 
Curitiba - A Polícia Militar (PM) do Paraná preparou um esquema especial de segurança para o protesto contra a presidente Dilma Rousseff (PT) que acontece hoje no Estado. Em Curitiba, a manifestação começa a partir das 14 horas, na Praça Santos Andrade. Em Londrina, conforme a FOLHA noticiou, o fechamento das ruas ao redor da concentração, na rotatória das avenidas Juscelino Kubitschek (JK) e Higienópolis, começará por volta das 13 horas.
À exceção da capital, a PM não deu detalhes de como se dará o patrulhamento nas demais cidades do Estado, onde os atos devem ser menores, nem revelou o efetivo a ser empregado. Mas, segundo a assessoria de imprensa da corporação, haverá sim um esquema especial em todas as localidades. O órgão garantiu que acompanhará as ações e que, caso ocorra algum incidente, estará preparado para intervir.
Em Curitiba, membros da Radiopatrulha (RPA), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do Serviço Reservado e da Companhia GIRO (Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva) atuarão de forma integrada. Uma base de comando e monitoramento móvel também permitirá aos agentes acompanhar o deslocamento dos manifestantes e localizar pontos que necessitem de abordagem preventiva.
Haverá ainda patrulhamento a pé, com motos, viaturas, módulos móveis e até um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). O policiamento também terá apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), além de equipes hipomóveis do Regimento de Polícia Montada (RPMon). Em nota, o Subcomandante do 12º Batalhão, major Alex Erno Breunig, informou que o reforço iniciará às 9 horas. Na última semana, o órgão convidou os principais grupos envolvidos na mobilização para uma reunião na sede da unidade, no bairro Santa Quitéria. O objetivo, disse, é "garantir o direito de manifestação e organizar o evento para não prejudicar as demais pessoas" que estejam passando pelos locais.


