Uma operação coordenada pela 4 Companhia da Polícia Militar (PM) de Corbélia esta semana resultou na apreensão de 11 armas de fogo e centenas de munições em casas de pessoas ligadas à disputa eleitoral de Braganey, município de pouco mais de 6 mil habitantes do Oeste do Paraná. Segundo denúncias anônimas, as armas e munições poderiam ser usadas para resolver divergências na disputa eleitoral. Em 2008, um episódio ainda não totalmente esclarecido na cidade, de tentativa de homicídio, teria ligação com as eleições daquele ano.
Segundo o capitão que coordenou a operação, Divonsir de Oliveira Santos, a cidade costuma ser tranquila, mas como na última eleição municipal algumas denúncias foram feitas, o Ministério Público de Corbélia pediu que a medida fosse realizada como precaução. ''Foi até para evitar um problema maior. Na última eleição alguns carros de campanha foram abordados por pessoas armadas, e até mesmo uma viatura, que transitava no escuro, com a sirene e o giroflex desligados, foi abordada por pessoas armadas. Na ocasião, dois homens foram detidos'', explicou.
Segundo o relatório enviado pela PM, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na quarta-feira última, com ajuda de policiais do Pelotão de Choque e do BOPE. Cinco pessoas, que não tiveram seus nomes divulgados, foram detidas, mas pagaram fiança e estão em liberdade. Foram apreendidos um rifle, seis revólveres, duas espingardas, uma carabina, uma garrucha e um colete balístico. ''Entregamos os relatórios à Polícia Civil, que fará os inquéritos'', finalizou.
Segundo a vereadora de Braganey Eudir Frison (PT), da oposição, a situação na cidade em relação à campanha eleitoral é ''complicada''. A disputa pela cadeira no Executivo está entre Joseney Vicente (PMDB), que busca a reeleição, e Rui Figueiredo Pereira (PSDB), que já foi prefeito entre 2001 e 2008. Segundo a vereadora, seu carro, em 2008, teria sido apedrejado e destruído por pessoas ligadas à campanha do atual prefeito. Ela negou, porém, que o quase homicídio naquele pleito ocorreu por disputa eleitoral. ''Era um problema pessoal entre cabos eleitorais dos dois lados'', disse.
Já o coordenador da campanha do prefeito Joseney, Airton Antônio Zanin, negou que a campanha esteja tensa. ''Foi um pedido do Ministério Público, mas a campanha está tranquila. Em 2008 houve um problema pessoal, e eu soube de pessoas sendo abordadas em seus carros, mas não era ninguém da nossa campanha. Às vezes alguns fanáticos acabam exagerando, mas isso dos dois lados'', afirmou. ''Não estou aqui para defender ou atacar ninguém. O nosso prefeito busca a reeleição e está tranquilo quanto a isso'', finalizou.

mockup