Ao contrário da Polícia Militar de São Paulo, a PM do Paraná não divulgou o efetivo que será empregado para atuar durante as manifestações dessa terça-feira (7), feriado da Independência. O tenente-coronel Nelson Villa, responsável pelo comando do 5º Batalhão da PM em Londrina, disse que as manifestações estão asseguradas pela Constituição e informou que a corporação irá atuar para coibir atos de violência, caso seja necessário intervir. "Iremos atuar da mesma forma que sempre atuamos em grandes ou nas menores manifestações: através da presença, da orientação, para assegurar o exercício dos direitos constitucionais da livre manifestação e ao mesmo tempo prontos para intervenção caso haja quebra da ordem", respondeu à FOLHA.

De acordo com Villa, a PM em Londrina já fez coleta de dados das manifestação e todo o planejamento para acompanhar os atos do Dia da Independência. "Se forem ocorrer manifestações de esquerda ou de direita, para a Polícia Militar pouco importa na medida que vamos encarar de maneira impessoal. Agora, se forem realizados os dois, vamos cuidar para que um grupo não interfira no direito do outro."

Imagem ilustrativa da imagem PM de Londrina irá acompanhar protestos pró e contra Bolsonaro no 7 de setembro
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Questionado sobre um possível encontro dos dois grupos na região central de Londrina, o comandante da PM disse que haverá policiamento nos dois pontos da área para impedir que ambos os lados entre em confronto. "Caso necessário, iremos intervir."

Sobre a possibilidade e haver manifestações políticas de policiais, o tenente-coronel lembrou que a orientação da PM é que os oficiais possam agir de forma impessoal. "Respeitando o que está vigente no ordenamento jurídico. Não podemos impedir um policial de ter sua opinião. Entretanto, esse exercício deve ser feito com cautela que não possa vincular seu comportamento à Instituição, não pode estar em serviço, tem que estar de folga e não pode estar armado. Não pode vincular símbolos que remetam à instituição, que é apartidária, e a Polícia Militar tem como seu objetivo a preservação dos direitos constitucionais."