Os prefeitos da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) aprovaram, em reunião realizada em Marmeleiro (7 quilômetros a leste de Francisco Beltrão), a elaboração de um plano de desenvolvimento regional, inspirado no modelo de desenvolvimento aplicado no norte da Itália. Também ficou decidido que um grupo de prefeitos e técnicos envolvidos na elaboração do plano, liderados pelo prefeito de Pato Branco e presidente da Amsop, Alceni Guerra (PFL), irão para a Itália em abril.
A versão do Plano de Desenvolvimento apresentada ao Sudoeste tem como objetivo a adoção de medidas práticas que revertam as tendências negativas, como a perda de população, de impostos e de posição no PIB do Paraná.
Com o plano, a região pretende identificar os setores prioritários para seu desenvolvimento e realizar, entre diversas atividades, a instalação de centros de pesquisas e treinamento profissional e a instalação de bancos de dados com informações sócio-econômicas dos 42 municípios do Sudoeste. Para operacionalizar o plano, será aplicado cerca de R$ 850 mil, com recursos dos municípios e da Copel - primeira parceira neste plano.
Alceni Guerra frisou que o plano pode ser centralizado, mas que a sua execução será participativa. Para isso, caberá a cada prefeito desenvolver formas de atrair os diversos segmentos da sociedade.

mockup